Manex Silva participa de primeira atividade na neve (Divulgação/CBDN) |
Principal nome do esqui cross-country brasileiro na atualidade, o jovem Manex Silva acerta os últimos detalhes antes de iniciar a temporada de inverno no Hemisfério Norte. O atleta da CBDN encerrou mais um training camp no continente europeu. As atividades foram realizadas em Val Senales, na Itália, entre 27 de outubro e 3 de novembro de 2022.
Esse foi o quarto período de treinamentos que realizou em sua pré-temporada. Ao invés de participar de provas na neve na América do Sul entre julho e setembro, o representante do Brasil resolveu intensificar a preparação para os principais desafios do primeiro ano do ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, na Itália.
Assim, acompanhando a seleção de Andorra, o brasileiro participou de três training camps em La Rabassa, na Espanha, e Vercors, na França entre julho e outubro de 2022. Em todos, o rollerski foi o principal foco da preparação por conta das condições climáticas. Agora, esteve presente em sua primeira atividade na neve.
Foi um camp muito bom, conseguimos esquiar todos os dias e as condições de neve foram ótimas. Meu corpo reagiu muito bem e me senti forte mesmo treinando muitas horas por dia. Agora o foco é recuperar bem para poder começar a temporada o melhor possível daqui a pouco. O meu treinamento mudou esse ano e estou com muita vontade de ver como vou me sentir esse ano esquiando (Manex Silva)
O atleta, que nasceu em Rio Branco, no Acre, e mora na Espanha, foi o representante masculino do esqui cross-country brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em fevereiro de 2022. Na ocasião, ele participou de quatro provas e estabeleceu o novo recorde nacional para o país em Olimpíadas com a 71ª posição e 171.68 pontos FIS no Sprint livre.
Brasileiros participam de rollerski na Colômbia
Enquanto Manex Silva participa de treinos em sua pré-temporada, jovens atletas que moram no Brasil seguem competindo em eventos de rollerski. Wilbert Rodrigues e Mayara Silva, ambos com 18 anos, representaram o país em uma competição internacional realizada em Pereira, na Colômbia, entre 28 e 29 de outubro de 2022.
Mayara foi a grande destaque com duas vitórias em duas provas. Ela foi a mais rápida nos 5km individual estilo livre com 16min58seg3 e os 5km individual em estilo clássico com 20min08seg6 - essa última prova rendeu 422.40 pontos FIS à brasileira.
Já Wilbert venceu o Sprint livre ao chegar na frente dos olímpicos Yonathan Fernandez, do Chile, e Klaus Rodriguez, do Equador. Depois, ele foi prata tanto nos 10km estilo livre com 23min37seg1 e 241.02 pontos FIS quanto nos 10km estilo clássico com 26min47seg2 e excelentes 164.28 pontos FIS - Yonathan Fernandez foi o vencedor nas duas provas.
Mayara Silva se destacou com dois ouros em prova de Rollerski na Colômbia (Divulgação/CBDN) |
Postar um comentário