Lucas Koo em disputa na patinação em pista curta: evolução no Four Continents (Divulgação) |
Grande parte da elite da patinação em pista curta esteve presente no Four Continents, mas nem isso incomodou o brasileiro Lucas Koo. Mesmo aos 15 anos e em sua primeira temporada na categoria adulta, o jovem representante do país fez bonito na disputa realizada em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 4 e 6 de novembro de 2022.
Em seu segundo evento internacional, o atleta da CBDG segue melhorando seus tempos. Ele simplesmente quebrou seus recordes pessoais nas três distâncias da patinação em pista curta. Mais do que isso, começa a se posicionar lado a lado de alguns dos melhores competidores da atualidade, incluindo medalhistas olímpicos e mundiais.
O melhor desempenho, sem dúvida, foi nos 1500 metros. Nas quartas, ele avançou sem repescagem. Depois, na semi, ficou em sexto em sua bateria com o tempo de 2min19seg562 - dez segundos mais rápido em relação ao dia anterior! No fim, ele ficou na 16ª posição. O sul-coreano Park Ji Won foi o campeão da distância.
Nos 500m e 100m, ele caiu na semifinal da repescagem - a uma fase de chegar às quartas de final. Na prova mais rápida alcançou o tempo de 43seg061, enquanto que nos 1000m registrou 1min27seg014. Em ambas, Lucas Koo foi o 23º dentre 30 competidores. Steven Dubois, do Canadá, venceu os 500m e Park Ji Won ganhou o segundo ouro na média distância.
O desempenho nas três provas mostra que o brasileiro está no caminho certo. O principal objetivo da temporada é a disputa do Mundial Júnior de patinação em pista curta no fim de janeiro de 2023. Com os tempos que ele alcançou no Four Continents e uma pitada de sorte na formação das baterias classificatórias, é possível sonhar com vaga na Final A nas três distâncias.
Lucas Koo busca vaga nos Jogos da Juventude de Inverno
O Mundial Júnior de Patinação em Pista Curta vai acontecer em Dresden, na Alemanha, entre 27 e 29 de janeiro de 2023. Além de reunir as jovens estrelas da modalidade, a competição desta temporada tem um significado especial: é a única forma de classificação para a disputa dos Jogos da Juventude de Inverno de 2024, em Gangwon, na Coreia do Sul.
Ao todo, são 34 vagas para a competição olímpica. Para conseguir a vaga, Lucas Koo precisa ficar no Top 34 de um ranking de pontuação elaborado pela ISU de acordo com as três distâncias. Nesse sistema, o primeiro colocado ganha 10 mil pontos, o segundo 8 mil, o terceiro, 6 mil, até chegar no 45º em diante, que ganha apenas um ponto.
Entretanto, apenas os dois melhores atletas de cada país somam pontos. A partir dessa contabilidade, o país que tiver dois atletas no Top 34 da somatória ganha duas cotas (o máximo permitido). O país que aparecer uma vez no ranking ganha uma vaga até completar a lista de 34 competidores - que inclui od dois representantes do país-sede.
Courtney Sarault ganha duas medalhas entre as mulheres
Enquanto Lucas Koo duelava com os demais atletas masculinos, a canadense Courtney Sarault, 22 anos, foi a grande destaque da disputa feminina no Four Continents. Ela conquistou dois dos três ouros individuais. Apenas nos 500m a vitória foi de Shim Suk Hee, com 43seg273. A estadunidense Kristen Santos-Griswold foi a segunda e Zhang Chutong, da China, foi a terceira.
Ela venceu os 1000m com 1min28seg615 na bateria final, à frente da chinesa Gong Li, prata, e da também canadense Claudia Gagnon, bronze. Depois, nos 1500m, ela foi a campeã com 2min25seg614 - Kristen Santos-Griswold foi a segunda e a sul-coreana Choi Minjeong completou o pódio.
Por fim, no revezamento 3 mil metros feminino, vitória da Coreia do Sul com 4min04seg767, com Canadá e Estados Unidos na segunda e terceira posições. No Revezamento 5 mil metros masculino, triunfo da China com 6min54seg766 - Japão ficou com a prata e Coreia do Sul com o bronze. Por fim, no Revezamento Misto, os Estados Unidos venceram com 2min38seg095, com China na segunda colocação e Canadá completando o pódio.
Grande etapa inicial!!! Força Lucas!!! Brasil vamos lá !!!!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário