Larissa Paes evolui e completa prova pela primeira vez na Copa do Mundo

Larissa Paes, com roupa verde, amarela e azul, compete na prova de Largada Coletiva na patinação de velocidade
Larissa Paes segue evoluindo na Copa do Mundo de patinação de velocidade (@schaatsfotos)

É uma caminhada lenta, mas pouco a pouco a brasileira Larissa Paes vai evoluindo suas marcas na patinação de velocidade. A representante do Brasil esteve presente na segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade em Heerenveen, nos Países Baixos, e pela primeira vez conseguiu completar a prova de Largada Coletiva na competição. 

A brasileira competiu na sexta-feira, 18 de novembro. Ela foi a 14ª colocada de sua bateria semifinal com o tempo de 9min13seg50 após completar as dezesseis voltas. Ficou à frente da espanhola Teresa Moreno e da sueca Ann-Marie Lindqvist. Apenas as oito melhores colocadas avançavam para a decisão, no mesmo dia. 

Irene Schouten, dos Países Baixos, foi a campeã na final com 68 pontos e 8min30seg34 - a também neerlandesa Marijkje Groenewoud foi a segunda colocada e a canadense Ivanie Blondim completou o pódio. Com duas etapas, a atleta da CBDG é a 27ª colocada com 21 pontos conquistados. Ela é a única latino-americana no ranking internacional. 

Mais do que o resultado, Larissa Paes comemora a evolução no cenário internacional. A prova de Largada Coletiva tem 16 voltas, mas se o atleta é ultrapassado pelo líder, ele está eliminado. Assim, essa foi a primeira vez que a brasileira conseguiu completar a disputa em uma etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade. 

Essa prova possui uma característica diferente das demais na modalidade. É a única em que os competidores largam ao mesmo tempo. Além disso, o campeão é definido pela somatória de pontos e não pelo tempo. Os três primeiros que cruzarem a linha após 16 voltas ganham 60, 40 e 20 pontos, respectivamente. Além disso, os três primeiros na quarta, oitava e 12ª volta ganham 5, 3 e 1 pontos. Eles determinam a classificação final. 

Larissa Paes vai focar nos treinos no restante da temporada

O desempenho nas duas etapas da Copa do Mundo seria suficiente para classificar a representante da CBDG no Four Continents, previsto para acontecer em Quebec, no Canadá, entre 2 e 4 de dezembro de 2022. Entretanto, como seu objetivo é tentar a vaga olímpica em 2026, ela vai se dedicar à preparação física e aos treinamentos. 

A meta de Larissa Paes é conseguir também a classificação em distâncias individuais e não apenas na Largada Coletiva. Por isso, a escolha da comissão técnica é aprofundar os treinos para que ela possa melhorar suas marcas no futuro. Nesta temporada, por exemplo, a próxima competição prevista é apenas em março de 2023, na final da AmCup de patinação de velocidade. 

Sobre essa etapa da Holanda, consegui manter um ritmo mais forte e completar a prova. Ainda falta muito para o nível que quero alcançar visando os Jogos Olímpicos, então é preciso focar no treinamento

Mulheres seguram domínio dos Países Baixos

Os atletas neerlandeses são os principais nomes da patinação de velocidade, mas na etapa em Heerenveen foram as mulheres que seguraram esse domínio. Das seis provas femininas, o país conquistou cinco ouros. Apenas a sul-coreana Kim Min-sun furou a barreira ao vencer os 500m com 37seg21 - Vanessa Herzog, da Áustria, foi a segunda e Jutta Leerdam, dos Países Baixos, a terceira. 

Além da Largada Coletiva com presença de Larissa Paes, as neerlandesas venceram as quatro provas restantes. Nos 1000m, Leerdam foi a campeã com 1min13seg77. Nos 1500m, triunfo de Antoinette de Jong, com 1min53seg73. Nos 3000m, Irene Schouten ganhou o segundo ouro com 3min54seg04. Por fim, no Sprint por equipes, a seleção dos Países Baixos venceu com 1min26seg57. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Entre os homens, porém, foram apenas dois ouros neerlandeses. Patrick Roest confirmou o favoritismo e venceu os 5000m com 6min04seg36. Já na Largada em Massa, Bart Hoolwerf conseguiu o arranque final nas últimas duas voltas e venceu com 60 pontos e o tempo de 7min39seg12. 

China e Canadá tiveram dois ouros cada. Os chineses venceram o Sprint por equipes com 1min19seg55 e alcançaram o topo do pódio com Ning Zhongyan nos 1000m com 1min07seg86. Já os canadenses venceram com Laurent Dubreuil nos 500m, que fez 34seg34, e com Connor Howe nos 1500m, que alcançou o tempo de 1min43seg38. 

A Copa do Mundo de patinação de velocidade embarca para a América do Norte. A pista de Calgary recebe a terceira etapa da competição entre 9 e 11 de dezembro. Antes, o Canadá também recebe o Four Continents, que reúne os principais atletas da América, Ásia, África e Oceania.  

Irene Schouten, de roupa laranja e azul, em etapa da Copa do Mundo de Patinação de velocidade
Com dois ouros individuais, Irene Schouten foi a grande destaque da Copa do Mundo de patinação de velocidade em Heerenveen (Reprodução/ISU)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem