Após estreia, Larissa Paes quer melhorar desempenho na Copa do Mundo

Larissa Paes compete na abertura da Copa do Mundo de Patinação de velocidade em Stavanger, na Noruega
Larissa Paes em ação na etapa de abertura da Copa do Mundo de patinação de velocidade (@wiildstudio)

Única mulher da equipe de patinação de velocidade do Brasil, Larissa Paes segue em busca de evolução na modalidade. Após competir na abertura da Copa do Mundo, a atleta participa da segunda etapa para colocar seu desempenho à prova. A disputa acontece entre 18 e 20 de novembro de 2022, em Heerenveen, nos Países Baixos. 

A representante do Brasil novamente vai disputar a corrida de Largada Coletiva. Ela está prevista para acontecer logo no primeiro dia da etapa, em 18 de novembro. A bateria semifinal da disputa feminina está programada para começar às 12h45 no horário brasileiro. Já as finais acontecem no fim do mesmo dia. 

O objetivo é melhorar ainda mais o desempenho que ela obteve em Stavanger, na Noruega, na abertura da Copa do Mundo de patinação de velocidade. A prova foi realizada no domingo, 13 de novembro de 2022. A brasileira ficou na 29ª posição da classificação final, alcançando 10 pontos no ranking internacional. 

Na ocasião, Larissa Paes esteve presente na primeira bateria semifinal e terminou na 15ª e última posição, com o tempo de 9min38seg14. Ela deu 15 das 16 voltas porque foi ultrapassada pelas primeiras colocadas - em 2021, na sua primeira participação em Copas do Mundo, deu 12 voltas. A canadense Ivanie Blondin foi a campeã com 61 pontos na corrida final e 8min58seg72.

Foi uma boa experiência, principalmente para pegar o ritmo de competição e aprender mais sobre como é a dinâmica dos eventos mundiais. É algo muito diferente das provas que competi nos EUA, além de toda a logística de viagem. Pensando no ciclo olímpico, é importante se familiarizar com esse tipo de evento 

Larissa Paes não competirá no Four Continents

Pensando na evolução de seu desempenho a longo prazo, com foco principal nos Jogos Olímpicos de 2026, a atleta da CBDG e sua equipe técnica decidiram não participar do Four Continents de patinação de velocidade desta temporada. O evento acontecerá entre 2 e 4 de dezembro de 2022 na cidade de Quebec, no Canadá. 

Larissa Paes tinha boas chances de conquistar uma das seis vagas restantes na disputa da Largada Coletiva na competição. Isso porque ela foi a única representante de um país sem cota garantida na abertura da Copa do Mundo. As duas primeiras etapas servem de classificação para quem não possui cotas pré-determinadas. 

Das 20 vagas possíveis, 14 foram definidas pelo ranking da temporada passada. Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos já alcançaram as duas vagas. Colômbia, Mongólia, Cazaquistão e Taiwan têm uma cota reservada já - e podem ampliar para duas dependendo do desempenho em Heerenveen.

Etapa da Copa do Mundo tem vitórias 'divididas'

A primeira etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade não teve nenhuma supremacia. Ao todo, sete países diferentes subiram no lugar mais alto do pódio em 12 provas realizadas - e apenas os Estados Unidos alcançaram três medalhas de ouro na competição. 

Entre os homens, o estadunidense Jordan Stolz foi o destaque com dois ouros. Ele venceu os 1000m com 1min08seg73 e também os 1500m com 1min44seg89. Nos 500m, triunfo do japonês Murakami Yuma, com 34seg70. Já nos 5000m, vitória neerlandesa com Patrick Roest em 6min20seg56. Por fim, na Largada Coletiva, o alemão Felix Rijhnen ganhou com 8min03seg98 e 61 pontos. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Na disputa feminina, Kim Min-sun, da Coreia do Sul, foi a mais rápida com 37seg55. Nos 1000m, vitória de Jutta Leerdam, dos Países Baixos, com 1min15seg61. Já nos 1500m, Takagi Miho foi a campeã com 1min56seg55. Já a norueguesa Ragne Wiklund garantiu a festa da torcida local ao vencer os 3000m com 4min03seg11. 

Por fim, na prova de perseguição por equipes, o Canadá ganhou a disputa feminina com 3min01seg81, à frente dos Países Baixos, prata, e Japão, bronze. Já os Estados Unidos levaram a melhor entre os homens com 3min44seg01 - os Países Baixos novamente ficaram em segundo e a Noruega completou o pódio. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem