Elena de Sena participa de training camp antes de integrar equipe brasileira de esqui cross-country paralímpico (Divulgação/CBDN) |
A atleta Aline Rocha foi uma das principais responsáveis pela evolução do esqui cross-country paralímpico do Brasil nos últimos anos. Entretanto, mesmo com medalhas em etapas da Copa do Mundo e Top 10 nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em março de 2022, ela era a única representante feminina do país na modalidade - até agora!
A partir dessa temporada, Elena de Sena vai se juntar à delegação da CBDN e participar de suas primeiras competições na neve na categoria sitting. A equipe realiza períodos de aclimatação na Europa e participa de etapas da Copa do Mundo entre dezembro e fevereiro. A partir desse ano, as provas serão regulamentadas pela Federação Internacional de Esqui (FIS).
Antes, porém, a atleta intensificou os treinamentos com o rollerski em sua pré-temporada. Ao lado de Aline, Elena competiu nas duas etapas do Circuito Brasileiro em julho e outubro. Além disso, participou de um training camp em São Carlos, no CT disponibilizado pela CBDN, entre 25 e 28 de outubro.
Anteriormente, em agosto de 2022, Elena de Sena também participou de um período de treinos com integrantes da equipe de esqui cross-country paralímpico do Brasil em Ushuaia, na Argentina. As atividades realizadas no Centro Invernal Tierra Mayor ao lado de Aline Rocha e Guilherme Rocha foram as primeiras da atleta na neve.
Foi e vem sendo uma experiência incrível e eu sinto que está dando resultados. A intensificação de treinos vem me deixando mais forte para próximas competições e estou muito realizada com tudo
Esqui cross-country paralímpico conta com o NEBAR
Para estimular o desenvolvimento e recrutamento de jovens atletas para a modalidade, a CBDN criou neste ano o NEBAR. A sigla para Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento em esportes na neve é uma parceria da entidade com o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.
Financiado pela Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania, o projeto realiza atividades voltadas para o esqui cross-country paralímpico e olímpico na estrutura do Parque Damha, em São Carlos. É lá que a CBDN possui um centro de treinamento para seus atletas.
O Núcleo é coordenado pela professora Mey de Abreu van Munster, da UFSCar, e realiza atividades de desenvolvimento desde junho na cidade do interior paulista. As primeiras ações focaram na divulgação e apresentação das modalidades, como o Ski Week para crianças e adolescentes de até 18 anos. Além disso, há training camps e cursos para os atletas e profissionais.
Postar um comentário