Catharina Tibau e Cayden Dawson competem no Open d'Andorra em busca de vaga no Mundial Júnior (@kissncry_pics) |
A dupla Catharina Tibau e Cayden Dawson, que representa o Brasil na categoria júnior da Dança no Gelo, encara mais um desafio na temporada em busca da vaga no Mundial da modalidade. Os atletas participam do Open d'Andorra em Canillo, no Principado de Andorra, entre 16 e 20 de novembro de 2022.
Essa é o primeiro evento dos jovens após a disputa de duas etapas do Junior Grand Prix entre setembro e outubro. A competição integra o calendário internacional da patinação artística tanto para a categoria junior quanto para senior (olímpica). Ou seja, a pontuação obtida pelos atletas serve de classificação para o Mundial e demais eventos oficiais.
A disputa da Dança Rítmica para a categoria júnior no Open d'Andorra está prevista para acontecer no sábado, 19 de novembro, a partir das 19h no horário local (15h no Brasil). Depois, acontece a Dança Livre no domingo, 20 de novembro, a partir das 15h15 (11h15 no horário brasileiro). O torneio terá transmissão no YouTube da Federação de Andorra.
Para Catharina Tibau e Cayden Dawson, o dia mais importante é justamente a estreia. A dupla busca o índice necessário nos elementos técnicos da Dança Rítmica para confirmar a classificação ao Mundial Júnior de 2023. Este evento vai distribuir a maioria das cotas disponíveis para os Jogos da Juventude de Inverno de 2024.
Filha de brasileiros, Catharina mora no Canadá desde a infância. Lá ela aprendeu a patinar e começou a treinar Dança no Gelo. Em 2021, no meio da pandemia de covid-19, resolveu formar dupla com o canadense Cayden Dawson e representar o Brasil. Os dois estrearam justamente nesta temporada com o Junior Grand Prix.
O que Catharina Tibau e Cayden Dawson precisam fazer?
Basicamente, a dupla precisa conquistar 24 pontos nos elementos técnicos da Dança Rítmica no Open d'Andorra. Esse é o único empecilho para confirmar a classificação deles ao Mundial Júnior de patinação artística de 2023 - o evento acontecerá em Calgary, no Canadá, entre 27 de fevereiro e 5 de março do próximo ano.
Catharina Tibau e Cayden Dawson estão próximos dessa marca. No Sectional Series em Ontario, no Canadá, eles alcançaram mais de 26 pontos na Dança Rítmica, mas o evento não integrava o calendário internacional. Já no Junior Grand Prix de Riga, na Letônia, eles registraram 21.63 pontos. Ou seja, apenas 2.37 pontos de diferença.
Nos elementos técnicos da Dança Livre, os dois jovens já ultrapassaram a barreira dos 38 pontos exigida pela ISU em eventos oficiais. Ainda em Riga, eles conquistaram 41.19 pontos nessa categoria. Depois de um mês de treinamento e ajustes, a expectativa é que eles possam confirmar a classificação para o Mundial Júnior.
Postar um comentário