Victor Santos e Eduarda Ribera vencem Circuito Brasileiro de Rollerski

Eduarda Ribera vence Circuito Brasileiro de Rollerski 2022
Duda Ribera "bem na foto" no alto do pódio no Circuito Brasileiro de Rollerski (Divulgação/CBDN)

A temporada 2022 do Circuito Brasileiro de Rollerski chegou ao fim e consagrou o presente - e o futuro - do esqui cross-country no país. Victor Santos entre os homens e Eduarda Ribera entre as mulheres conquistaram o título da competição. A quarta e última etapa aconteceu entre 22 e 24 de outubro de 2022, em São Carlos, no interior paulista. 

Os dois atletas confirmaram o favoritismo nas últimas três provas e mantiveram a vantagem adquirida ao longo das etapas anteriores. O regulamento contabiliza os quatro melhores resultados de cada competidor em cada categoria (Sprint e Distance). Dessa forma, totaliza 800 pontos possíveis na disputa. 

Campeão masculino consecutivo entre 2015 e 2020, Victor Santos reconquistou o título nacional do Rollerski. É a sétima vitória do atleta, que perdeu apenas a primeira edição em 2014 para Leandro Ribela e em 2021 para Manex Silva. Em oito provas, ele alcançou 760 pontos. O jovem Claudio Gustavo Oliveira foi o segundo com 600 e Wilbert Rodrigues foi o terceiro com 465. 

Já Eduarda Ribera conquistou pela primeira vez o título do Circuito Brasileiro de Rollerski em 2022. Nas oito temporadas anteriores (2014 a 2021), Bruna Moura foi a campeã absoluta na disputa feminina. Com a rival afastada por conta do grave acidente de carro sofrido em janeiro de 2022, a jovem competidora aproveitou para alcançar seu primeiro triunfo.

Ela também obteve 760 pontos, obtidos principalmente com o desempenho no Sprint - quatro vitórias em quatro provas. Mirlene Picin foi a segunda colocada, com 640 pontos e desempenho perfeito no Distance (também com 400 pontos possíveis). Já Gabriela Neres foi a terceira colocada com 600 pontos.

Confira como foram as últimas provas do Circuito Brasileiro de Rollerski?

Líderes da competição, Victor Santos e Eduarda Ribera não deram chances para o acaso e venceram a prova de Sprint clássico, que abriu a última etapa. Victor levou a melhor na bateria final, à frente do chileno Martin Flores e do jovem Guilherme Rocha, prata e bronze, respectivamente. Eduarda ficou à frente de Gabriela Neres, segunda, e Mirlene Picin, terceira. 


A partir daí, foi só administrar a vantagem adquirida no Circuito Brasileiro de Rollerski. No segundo dia, por exemplo, nem subiram ao pódio. Wilbert Rodrigues venceu os 11km em técnica livre com 26min12seg3, à frente dos chilenos Yonathan Fernandéz e Matias Mansilla, prata e bronze. Nos 5km livre feminino, Mirlene Picin foi a campeã com 13min13seg9, à frente de Gabriela Neres, segunda, e Mayara Silva, terceira. 

Por fim, no Skiato 20km masculino, Victor Santos novamente subiu ao lugar mais alto do pódio com 49min22seg7 - Cláudio Gustavo Oliveira foi o segundo e Yonathan Fernandéz o terceiro. No Skiatlo 10km feminino, vitória de Mirlene Picin, com 28min16seg8, à frente de Gabriela Neres e Eduarda Ribera, respectivamente prata e bronze. 

Disputa paralímpica também define campeões

O fim de semana também encerrou a disputa paralímpica no rollerski. Diferentemente da categoria olímpica, os atletas tiveram apenas duas etapas nesta temporada. Foram duas provas (uma de Sprint e outra de Distance) entre 22 e 23 de outubro de 2022 e os favoritos confirmaram a hegemonia no cenário nacional. 

Cristian Ribera e Aline Rocha na categoria Sitting venceram as duas provas. No Sprint, Cristian ficou à frente de Robelson Moreira, segundo, e Guilherme Rocha, terceiro. Já Aline Rocha venceu o duelo contra Elena de Sena Souza. Beatriz Monteiro, na categoria Visually Impaired feminino, foi a única competidora no Circuito Brasileiro de Rollerski e completou o percurso.

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Depois, no Distance, Cristian venceu com o tempo corrigido de 26min48seg58, à frente de Robelson Moreira, prata, e Wesley dos Santos, bronze. No feminino, Aline Rocha foi a campeã com 24min15seg3, sete minutos à frente de Elena de Sena Souza. 

Assim, Cristian Ribera e Aline Rocha conquistaram o título da temporada com 400 pontos e 100% de aproveitamento. No masculino, Robelson Moreira foi o segundo, com 280 pontos, e Guilherme Rocha o terceiro com 270. Beatriz Monteiro foi a campeã na categoria Visually Impaired e Wellington Silva o vencedor no Standing

Aline Rocha e Cristian Ribera campeões paralímpicos rollerski
Aline Rocha e Cristian Ribera vencem Circuito Paralímpico de Rollerski (Divulgação/CBDN)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem