Marco Odermatt comemora a vitória na abertura da temporada dos esportes de inverno em Sölden (Agence Zoom) |
Para a grande maioria dos atletas de inverno, o ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Milão e Cortina d'Ampezzo, em 2026, começou oficialmente no fim de semana entre 21 e 23 de outubro de 2022. A temporada dos esportes de inverno no Hemisfério Norte se iniciou com uma agenda movimentada tanto na neve quanto no gelo.
Tradicionalmente, a temporada das modalidades de neve começa com a prova de Slalom Gigante na Copa do Mundo de Esqui Alpino em Sölden, na Áustria. Realizada sempre no penúltimo fim de semana de outubro, reúne os principais esquiadores. Entretanto, uma nevasca no sábado fez que apenas a disputa masculina fosse realizada.
O suíço Marco Odermatt, campeão olímpico em 2022 nessa prova e atual vencedor do circuito, mostrou que a boa fase continua. Ele venceu com o tempo combinado de 2min04seg72. O esloveno Zan Kranjec foi o segundo colocado e o norueguês Henrik Kristoffersen o terceiro. A prova feminina vai ser remarcada posteriormente.
Entretanto, a temporada dos esportes de inverno reservou nesse fim de semana a disputa da Copa do Mundo Big Air tanto no Esqui Freestyle quanto no Snowboard em Chur, na Suíça. Nesse último esporte houve domínio japonês.
Takeru Otsuka venceu entre os homens com 166.50 pontos e seu compatriota Ruki Tobita foi o segundo - suíço Nick Puenter completou o pódio. Na disputa feminina, Reira Iwabuchi foi a campeã com 180.75 pontos. A austríaca Anna Gasser ficou com a prata e Jasmine Baird completou o pódio.
Já no Esqui Freestyle, o norueguês Birk Ruud, campeão olímpico em Pequim/22, venceu a prova masculina com 188.75 pontos. MacLennan Porter ficou com a medalha de prata e Troy Podmilsak, dos Estados Unidos, com o bronze. Entre as mulheres, ouro para a francesa Tess Ledeux, com 181 pontos, segunda posição para Sandra Eie, da Noruega, e terceira colocação para Mathilde Gremaud, da Suíça.
Temporada dos esportes de inverno também começa no gelo
Por uma coincidência, o fim de semana entre 21 e 23 de outubro também foi bastante movimentado para algumas das modalidades de gelo. A primeira etapa do Grand Prix de patinação artística também ocorreu nos Estados Unidos, assim como a final do Mundial Misto de Curling em Aberdeen, na Escócia.
Ainda que não seja uma modalidade olímpica, a disputa mista por equipes no Curling serve de pontapé para a modalidade na temporada dos esportes de inverno. O Canadá, liderado pelo skip Jean-Michel Ménard, vice-campeão mundial masculino em 2006, confirmou o favoritismo e venceu a Escócia na decisão por 7 x 4. A Suíça levou o bronze ao vencer a Suécia por 6 x 4.
Já no Grand Prix de Patinação Artística, destaque para o jovem estadunidense Ilia Malinin, a primeira pessoa do mundo a fazer um quádruplo axel. Ele venceu a prova masculina com 280.37 pontos, à frente do japonês Miura Kao, prata, e do sul-coreano Cha Junhwan, bronze. No feminino, a japonesa Sakamoto Kaori foi a campeã com 217.61. Isabeau Levito e Amber Glenn, ambas dos Estados Unidos, ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.
Nos Pares, triunfo da dupla estadunidense Alexa Knierin e Brandon Frazier com 201.39 pontos. Os times canadenses Deanna Stelatto-Dudek/Maxime Deschamps e Kelly Laurin/Loucas Ethier ficaram com a prata e bronze, respectivamente. Por fim, na Dança no Gelo, dobradinha dos Estados Unidos: vitória de Madison Chock/Evan Bates com 202.80 e prata para Kaitlin Hawayek/Jean-Luc Baker. O bronze foi dos canadenses Marie-Jade Lauriault e Romain Le Gac.
Postar um comentário