Gabriel Landeskog levanta a Stanley Cup com o Colorado Avalanche: NHL vai começar (Divulgação/NHL) |
Vai ser longe da América do Norte, onde estão todos os times, mas a elite do hóquei no gelo vai se reunir novamente. A National Hockey League, conhecida pela sigla NHL, vai começar a temporada 2022/2023. Os dois primeiros jogos serão em Praga, capital de Tchéquia, entre Nashville Predators e San Jose Sharks entre 7 e 8 de outubro de 2022.
A abertura da temporada regular acontecer na Europa é simbólico. A última vez que o continente abrigou jogos da competição foi em 2019 - depois, a pandemia de covid-19 impediu a realização desses eventos. Nesta temporada, os europeus também receberão dois confrontos entre Columbus Blue Jackets e Colorado Avalanche entre 4 e 5 de novembro em Tampere, na Finlândia.
A expectativa é que essa temporada seja a primeira livre de problemas com o coronavírus desde 2018/2019. Nas últimas três, a competição sofreu com arenas vazias, redução do calendário e adiamento de diversas partidas - principalmente entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Isso impediu o retorno de seus atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno, na edição de Pequim/2022.
Dessa forma, os protocolos estabelecidos pela principal liga de hóquei no gelo entrou em vigor em agosto de 2022 e, entre outras medidas, o "forte" apoio à vacinação de atletas e comissão técnica (inclusive com possibilidade de punição financeira), respeito às regras vigentes nos Estados Unidos e Canadá e isolamento de, no mínimo, cinco dias para qualquer sintoma da doença.
Caso tudo ocorra dentro do planejado, a temporada regular da NHL com seus 32 times deve terminar em abril de 2023. Na sequência já começam os playoffs da Stanley Cup, que define o campeão da liga, em melhor de sete partidas e quatro etapas eliminatórias. O campeão deve ser conhecido apenas em junho de 2023.
Fique de olho nos principais times de hóquei no gelo!
Atual campeão da Stanley Cup, o Colorado Avalanche já desponta como um dos favoritos para esta temporada da NHL. O time aparece no topo da lista da mídia especializada e em sites de apostas. O motivo para isso é a manutenção da base campeã, com Cale Makar, MVP dos playoffs, o canadense Nathan MacKinnon, o finlandês Mikko Rantanen e o sueco Gabriel Landeskog, além de contratações pontuais, como o goleiro russo Alexandar Georgiev.
Florida Panthers, melhor time da temporada regular no ano passado, Toronto Maple Leafs, liderado por Auston Matthews, e Carolina Hurricanes também despontam como candidatos ao título da principal liga de hóquei no gelo. Outros times como Edmonton Oilers, Tampa Bay Lightning (finalista das últimas três edições da Stanley Cup) e New York Rangers também são lembrados.
Entre os jogadores, além dos já citados, fiquem de olho em Connor McDavid, a estrela canadense do Edmonton Oilers, seu compatriota Johnny Gaudreau, do Columbus Blue Jackets, o sueco Victor Hedman, pilar do Tampa Bay Lightning, e dos russos Igor Shesterkin (goleiro do NY Rangers), Alexander Ovechkin e Evgeny Kuznetsov, dupla do Washington Capitals.
KHL já se aproxima do primeiro quarto da temporada
Enquanto a NHL realiza os últimos ajustes, a Kontinental Hockey League, conhecida como KHL, já se aproxima do primeiro quarto da temporada regular. A competição, que reúne equipes russas e é considerada a segunda liga mais importante do hóquei no gelo, começou em 1º de setembro e deve terminar em fevereiro de 2023.
Nesta temporada, são 22 equipes divididas em quatro divisões e duas conferências: Bobrov e Tarasov (na Conferência Oeste) e Kharlamov e Chernyshev (Conferência Leste). São dois times a menos do que em temporadas anteriores. O Dínamo Riga, da Letônia, e o Jokerit, da Finlândia, abandonaram o torneio após a invasão russa na Ucrânia.
Dessa forma, o regulamento é bem simples: os oito melhores times de cada conferência avançam para os playoffs da Copa Gagarin (como é conhecido o troféu). Na temporada regular, são 68 partidas para cada equipe, com jogos ida e volta entre todos os times (42), mais ida e volta entre os integrantes da conferência (20 no total) e mais seis jogos contra adversários selecionados previamente.
O SKA de São Petersburgo é o melhor time até o momento, com 27 pontos e uma campanha de 13 vitórias em 14 jogos, liderando a Conferência Oeste. Na segunda posição está o Dínamo Minsk, de Belarus, com 22 pontos (11 vitórias em 14 jogos). No Leste, a primeira posição é do Avtomobilist, com 21 pontos (10 triunfos em 14 partidas). A segunda colocação é do Metallurg Magnitogorsk, atual vice-campeão da Copa Gagarin, com 20 pontos (9 vitórias em 13 jogos).
Presente nas últimas quatro finais da Copa Gagarin e atual campeão da KHL, o CSKA Moscou não começou bem a temporada. Com seis vitórias e sete derrotas, o time possui 15 pontos e ocupa a oitava posição na Conferência Leste - a última a dar vaga aos playoffs. A competição de hóquei no gelo segue regularmente até o início de dezembro, quando realiza o All Star Week entre 10 e 11 e depois faz uma pausa no calendário até o dia 18.
SKA, de azul, lidera a KHL (Divulgação/SKA) |
Postar um comentário