Matheus Vasconcellos participa de training camp de Biatlo na Itália (Divulgação/CBDN) |
Principal nome do Biatlo brasileiro nos últimos anos, o jovem Matheus Vasconcellos participou da primeira atividade oficial desta temporada. O atleta esteve presente no Summer Camp realizado pela IBU, o órgão máximo do esporte, em Rasen-Antholz, na Itália. As atividades ocorreram entre 11 e 18 de outubro de 2022.
O período de treinamentos contou com parceria do próprio Comitê Olímpico Internacional (COI). O objetivo, claro, é auxiliar no desenvolvimento de jovens atletas da modalidade e de treinadores, passando treinamentos específicos para os tiros como parte principal do programa. Afinal, cada tiro errado pode custar um bom resultado nesse esporte.
Dessa forma, o Brasil esteve representado por Matheus Vasconcellos. Mesmo aos 22 anos, ele já se posiciona como o principal nome do país na modalidade. No último ciclo para os Jogos de Pequim, em 2022, ele tentou até o último instante se habilitar para a vaga olímpica, com participações em Copas IBU (adulto e júnior) e Mundial júnior.
Tanto que no Super Sprint da Copa IBU em Sjusjoen, na Noruega, Matheus quebrou o recorde brasileiro masculino no Biatlo. Na ocasião, o atleta alcançou a marca de 189.43 pontos - foi a primeira vez que um representante do país atingiu uma marca inferior a 190. Ele quebrou o recorde anterior de 193.18, que já era dele.
Esse Summer Camp realizado pela IBU foi o primeiro da entidade para esta temporada, a primeira do ciclo olímpico para os Jogos de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo. Outra atividade do tipo está prevista para acontecer no fim de novembro em Martell, também na Itália. Paralelo a isso, Matheus deve participar da Copa IBU nesta temporada novamente.
Gabriela Nakasato também participa de atividade no Biatlo
Além de Matheus Vasconcellos, a CBDN contou com a participação da treinadora Gabriela Nakasato no Summer Camp da IBU. A profissional pôde acompanhar as principais tendências de treinamento nos estandes de tiro, contribuindo para o desenvolvimento de jovens atletas que já praticam o esqui cross-country e podem conciliar os dois esportes.
Gabriela, inclusive, teve uma agenda cheia de cursos e atividades nas últimas semanas. Além do compromisso no Summer Camp de Biatlo na Itália, ela também participou de uma atividade organizada pela Federação Internacional de Esqui (FIS) para técnicos de esqui cross-country na Eslovênia e um curso ministrado por treinadores noruegueses no Brasil.
O Training Camp para mim foi uma excelente oportunidade para aprender ainda mais sobre o esporte, suas dinâmicas de treinos específicas e ainda colocar em prática muito do que aprendemos no curso da IBU que fizemos na Áustria. Acompanhar o Matheus, um atleta que tem já um bom desenvolvimento no tiro e no esqui foi ótimo para me atentar muito mais ao tiro do que em outros aspectos do treinamento (Gabriela Nakasato)
Postar um comentário