Cláudio Gustavo vence e se aproxima de Victor Santos (esq.) no Circuito Brasileiro de Rollerski (Victor Goldenberg) |
Três meses depois, os principais atletas de esqui cross-country do país voltaram a participar do Circuito Brasileiro de Rollerski desta temporada. A terceira e penúltima etapa da competição ocorreu nesse fim de semana, entre 14 e 16 de outubro de 2022, nas pistas do Parque Eco Esportivo Damha, localizado em São Carlos (SP).
Diferentemente de etapas anteriores, o equilíbrio foi a marca das provas nesta vez. Melhor para Mirlene Picin na disputa feminina e Claudio Gustavo Oliveira entre os homens. Os dois atletas conseguiram diminuir a diferença para os líderes de suas categorias e seguem na busca pelo título da competição nesta temporada.
Claudio Gustavo, por exemplo, venceu duas das três provas masculinas no fim de semana. Primeiro, no Sprint livre, ele foi o mais rápido na bateria decisiva e ficou com a vitória - Victor Santos foi o segundo colocado e o chileno Yonathan Fernandez completou o pódio. No Prólogo 11km livre, o jovem foi o segundo, atrás apenas de Fernandez - Victor Santos ficou em terceiro.
Contudo, na disputa da Perseguição 15km clássico, Claudio Gustavo conseguiu ultrapassar o rival do Chile na disputa e conquistou mais uma medalha de ouro no Circuito Brasileiro de Rollerski. Ele fez o percurso em 39min38seg20 e 112,86 pontos FIS - Fernandez foi o segundo e Victor Santos o terceiro colocado.
Dessa forma, mesmo aos 18 anos, Claudio Gustavo já assume a segunda posição na classificação geral da competição. Ele tem 600 pontos, enquanto que Victor Santos, presente nos Jogos Olímpicos de 2018, lidera com 640. Wilbert Rodrigues completa o Top 3 com 415 pontos.
Mirlene Picin vence mais duas provas e busca título inédito
Da mesma forma que o jovem Cláudio Gustavo, a experiente Mirlene Picin também venceu duas provas para se aproximar de Eduarda Ribera na classificação final. A atleta, especialista em distance no esqui cross-country, venceu as duas provas dessa disciplina na terceira etapa da competição.
No prólogo 5km em técnica livre, Mirlene venceu com 13min27seg8 e 145.93 pontos FIS - Eduarda Ribera foi a segunda e Gabriela Neres a terceira colocada. Depois, na disputa de Perseguição 7,5km clássico do Circuito Brasileiro de Rollerski, ela conquistou a primeira posição com 26min23seg10 e 166.96 pontos FIS - Duda Ribera e Gabriela Neres novamente completaram o pódio.
No Sprint livre, Gabriela Neres fez o melhor tempo na classificatória, mas Eduarda Ribera venceu a bateria final, à frente da colega - Mirlene Picin conquistou o bronze. Dessa forma, Eduarda Ribera acumula 660 pontos no ranking feminino, enquanto que Mirlene Picin possui 540. Gabriela Neres é a terceira com 480.
CBDN realiza primeira edição do Rollerski Festival
Em meio ao Circuito Brasileiro de Rollerski, a CBDN aproveitou a oportunidade para organizar mais uma atividade voltada à iniciação de crianças a esta prática esportiva. A entidade organizou a primeira edição do Rollerski Festival no dia 15 de outubro, logo após as disputas programadas para o dia no Parque Eco Esportivo Damha.
Ao todo, mais de 50 crianças do Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento (NEBAR) e do Projeto Social Ski na Rua participaram das atividades. Foram mais de duas horas com diversas iniciativas lúdicas envolvendo os rollerksis, como pega-pega, queimada, pique-bandeira e bola ao alvo. A ideia, claro, é colocar em prática aquilo que eles aprendem durante as aulas.
O festival foi um momento incrível na terceira etapa do Circuito de Rollerski. Foi muito bom ver os alunos dos núcleos com tanta desenvoltura na modalidade, além da participação dos pais que foi essencial para o sucesso do evento. Destaque especial para os treinadores do núcleo que fizeram um trabalho incrível, coordenados pelo Leandro Ribela, para que as atividades cumprissem seu objetivo e fossem entregues de maneira muito efetiva, divertida e positiva para os participantes (Pedro Cavazzoni CEO & Superintendente Técnico da CBDN)
Decisão do Circuito Brasileiro de Rollerski fica para última etapa
Com tudo indefinido, a definição dos campeões da temporada 2022 do Circuito Brasileiro de Rollerski ficará para a última etapa. as provas serão realizadas já neste fim de semana, entre 21 e 24 de outubro de 2022, novamente nas pistas do Parque Eco Esportivo Damha, em São Carlos (SP).
A programação contempla mais três provas: o Sprint Clássico no primeiro dia, no formato de classificatória e baterias, uma prova de largada coletiva em técnica livre (10km para homens e 5km para mulheres) e uma disputa de Skiatlo (20km masculino e 10km feminino) para encerrar a competição.
Além disso, terá mais duas provas para o circuito paralímpico: o Sprint e a disputa de média distância. Outra novidade é a presença de Bruna Moura. Campeã absoluta do rollerski brasileiro (com títulos entre 2014 e 2021), ela sofreu um acidente de carro a poucos dias dos Jogos Olímpicos de Pequim, em fevereiro de 2022, e estará presente para acompanhar as disputas finais.
Postar um comentário