Disputa do Torneio Internacional da Oktoberfest de 2019 (Josiléri Linke Cidade) |
Foi onde tudo começou para o Eisstocksport brasileiro e, após dois anos de ausência, finalmente está de volta ao calendário dos atletas. O Torneio Internacional da Oktoberfest está de volta a vai reunir equipes do Brasil e do Paraguai. As disputas acontecerão nas pistas do Centro Cultural 25 de Julho entre 7 e 9 de outubro de 2022.
A última edição foi realizada no distante ano de 2019. O avanço da pandemia de covid-19 em 2020 e os efeitos da doença em 2021 impediram a realização da competição - assim como de todo o calendário da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport. Ao todo, são esperados mais de 80 competidores nos três dias.
A abertura oficial vai ser apenas na sexta-feira, 7 de outubro, à noite, mas no período da tarde já acontecem as classificatórias da disputa individual. Os seis melhores de cada gênero avançam à final, no sábado - no mesmo dia acontece o primeiro turno da competição por equipes. No domingo, além das finais coletivas, os atletas participam do desfile da Oktoberfest na cidade.
O Torneio Internacional da Oktoberfest de Eisstocksport faz parte das festividades do município gaúcho. A celebração alemã em Santa Cruz do Sul é considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas da realizada em Blumenau, e uma das mais importantes fora da Alemanha. Tanto que o Centro Cultural 25 de Julho fica dentro do parque projetado para sediar a festa anualmente.
Ainda sentimos os impactos da pandemia, já que em 2019, na última edição, tivemos a participação do Paraguai e da Argentina, e negociávamos a participação de atletas da Europa em 2020, quando tivemos que dar um tempo nas atividades. Mas agora estamos retomando essa competição, que é tradicional, e seguimos buscando a expansão do esporte no Brasil e a participação de mais atletas nas atividades mundo afora (Sergio Böhm, presidente da FGDE)
Por que o Torneio Internacional da Oktoberfest é importante para o Eisstocksport no Brasil?
Ainda que a Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport define seus campeões por meio das etapas do campeonato estadual, realiza diversos eventos ao longo do ano e participa de eventos internacionais como a Copa América e o Mundial, sem a tradicional festa alemã em Santa Cruz do Sul a modalidade talvez nem existisse no país.
Foi na Oktoberfest que o Eisstocksport foi apresentado à comunidade alemã da região. Renê Emmel descobriu o esporte em viagem à Alemanha e resolveu trazer as regras e equipamentos para seus conterrâneos durante as festividades em 2003. Rapidamente caiu no gosto popular e no ano seguinte já surgiu o Torneio Internacional da Oktoberfest na cidade.
Ainda em 2004, mas no início do ano, um grupo de brasileiros resolveu participar do Campeonato Mundial mesmo com menos de seis meses de adaptação ao Eisstocksport. Os "cowboys do asfalto" fizeram bonito e a partir daí tudo virou história. Hoje, o Brasil é um dos países mais tradicionais da modalidade, alcançando resultados históricos que contribuem para a consolidação do esporte por aqui e em todo o mundo.
Postar um comentário