Campeões por equipes na categoria masculina (Reprodução/Instagram) |
Tradicional evento do Eisstocksport brasileiro, o Torneio Internacional da Oktoberfest conheceu os campeões da temporada após dois anos de ausência por conta da pandemia de covid-19. A disputa aconteceu nas canchas do Centro Cultural 25 de Julho, em Santa Cruz do Sul, como integrante da programação oficial da festa.
No total, 80 atletas do Brasil e do Paraguai participaram do evento - que serve tanto como disputa esportiva quanto celebração cultural. As provas individuais e por equipes começaram na sexta-feira, dia 7 de outubro, e terminaram no domingo, dia 9, com o almoço de confraternização.
Na categoria individual, Márcia Reis, do Centro 25 de Julho, foi a campeã com 556 pontos em suas passagens - Teresinha Horn e Rejane Böhm ficaram com a prata e bronze, respectivamente. No masculino, Augusto Böhm, também do 25 de Julho, foi o primeiro colocado com 685 pontos. Eduardo Schuster foi o segundo e Sergio Böhm o terceiro.
Já na disputa por equipes, o time Auf Gehts (formado por Rejane, Márcia, Sheron, Lori e Laura) foi o campeão entre as mulheres. Alt Pikade 1 ficou com a prata e o time Ja Wohl foi bronze. No masculino, vitória de Innsbruck, time de eisstocksport brasileiro formado por Sergio, Eduardo, Dudu, Samuel e Júlio. A segunda colocação foi de Amstetten e terceira posição para Alt Pikade A.
Foi na Oktober de 2003 que tivemos a primeira demonstração do eisstocksport no Brasil. No ano seguinte, em 2004, tivemos o primeiro torneio internacional. Então essa competição é sempre motivo de relembrarmos e mantermos viva a história do nosso esporte (Sergio Bohm, presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport)
Eisstocksport brasileiro encerra temporada com torneio individual
O Torneio Internacional da Oktobert tradicionalmente encerra a temporada para os atletas do Brasil na modalidade. Contudo, nesta temporada, outro evento terá essa primazia. A Federação Gaúcha organiza a terceira edição do Torneio Individual por equipes em 6 de novembro. As provas ocorrem nas pistas do Parque Histórico no Centro de Cultura Alemã de Lajeado.
A disputa individual por equipes é muito importante para o Eisstocksport Brasileiro. Foi nessa categoria que o país conquistou a medalha de prata no Mundial de 2014. Nela, os atletas fazem lançamentos individuais em direção ao alvo. A diferença é que soma-se os pontos obtidos por cada competidor para definir a classificação final.
Depois dessa competição, a modalidade entra em férias, mas já de olho na temporada 2023. Após três anos de pandemia, a expectativa é realizar o cronograma completo. Afinal, o próximo ano deve ter a retomada da Copa América, com equipes de todo o continente, e a preparação para o Mundial de 2024, que tradicionalmente ocorre em fevereiro.
Postar um comentário