Esvaziado, World Curling Tour começa com domínio europeu

Time Raphaele Keiser World Curling Tour
Time de Raphaele Keiser, da Suíça, vence primeiro torneio feminino do World Curling Tour (Divulgação)

Diferentemente de outras modalidades de gelo, como o bobsled, os principais atletas de Curling têm uma pré-temporada reduzida. Isso porque em agosto já começou a temporada do World Curling Tour, conjunto de eventos com diversas premiações. Contudo, o circuito está mais esvaziado do que em anos anteriores. 

Para se ter uma ideia, o calendário prevê 14 disputas masculinas (uma já suspensa), dez femininas (uma também já cancelada) e 23 para duplas mistas (duas suspensas). Em temporadas passadas, o número de eventos ultrapassava 20 para as equipes e batia em 30 para as duplas. Tanto que, após dois meses, tivemos poucas competições de destaque. 

Entre as mulheres, por exemplo, tivemos apenas um torneio até agora: o Masters Basel, na Suíça, realizado entre 23 e 25 de setembro. Na final, dois times suíços duelaram pelo título. Melhor para a equipe de Raphaele Keiser, que derrotou o time de Michèle Jäggi por 9 a 3 na decisão. 

Entre os homens, o World Curling Tour teve dois eventos até o momento. O mais importante foi o Baden Masters, também na Suíça, entre 19 e 21 de agosto de 2022. O time de Steffen Walstad foi o campeão ao vencer o conjunto de Wouter Gösgens, da Holanda, por 5 a 3. Depois, no Adelboden International, novamente no gelo suíço, o time italiano de Joel Retornaz manteve a boa fase e derrotou a equipe suíça de Andrin Schnider por 8 a 6. 

Por fim, nas Duplas Mistas, três eventos. No Kazakhstan Curling Cup, apenas atletas locais e título para Angelina Ebauyer e Adil Zhumagozha. Na primeira edição do Argovia Mixed Doubles Masters, na Suíça, vitória dos suíços Jenny Perret e Martin Rios. Por fim, no tradicional Tallinn Mixed Doubles International, na Estônia, os noruegueses Martine Rønning e Mathias Brænden foram os campeões.
 

O que é o World Curling Tour?

Quem acompanha esporte sabe que o tênis profissional possui um circuito com diferentes torneios espalhados pelo mundo em que o atleta participa atrás de premiações e pontos. A lógica é a mesma para o Curling, que buscava reunir os principais eventos entre clubes da modalidade para facilitar a participação de atletas e normalizar um padrão de pontuação para o ranking internacional. 

A ideia do World Curling Tour nasceu no Canadá, a principal potência do esporte, no início da década de 1990. Como havia muitos torneios, era necessário agrupar os principais eventos em um mesmo calendário. Rapidamente a iniciativa se popularizou e, a partir dos anos 2000, espalhou pela Europa e Ásia, culminando na expansão e unificação com outros tours a partir de 2017. 

+ QUER SABER MAIS SOBRE A EXPANSÃO DO WCT? CLIQUE AQUI

Por conta da pandemia, o evento foi esvaziado nos últimos dois anos. Nesta temporada, o calendário prossegue com o Tallinn Men's Challenger, na Estônia, neste fim de semana entre 30 de setembro e 2 de outubro. As mulheres voltam a competir no Latvian International Challenger, na Letônia, entre 20 e 23 de outubro, e as duplas mistas no Mixed Doubles Bern, na Suíça, entre 7 e 9 de outubro. 

Grand Slam de Curling acontece no Canadá 

Assim como no tênis, o Curling também possui seu Grand Slam em paralelo ao tour de competições ao longo da temporada. Porém, ao invés de quatro eventos, as melhores equipes da modalidade disputam seis eventos entre outubro e maio - não há competições para as duplas. 

+ O BRASIL ZERO GRAU ESTÁ NAS REDES SOCIAIS! ACOMPANHE NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK!

Enquanto o World Curling Tour combina provas na América do Norte, Europa e Ásia, o Grand Slam da modalidade é realizado exclusivamente no Canadá. A ideia surgiu em 2001 e rapidamente caiu no gosto dos torcedores por reunir os melhores atletas em um mesmo evento - independente da nacionalidade deles. 

Nesta temporada, dois torneios do Grand Slam acontecem já em outubro de 2022. O primeiro deles será o National, em North Bay, Ontario, entre os dias 4 e 9. Depois, entre 18 e 23, acontece o Tour Challenge em Grande Prairie, Alberta. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem