Linn Soemskar volta a vencer a Copa do Mundo de Rollerski após sete anos (Divulgação) |
A última etapa da Copa do Mundo de Rollerski em 2022 aconteceu em Rieti, na Itália, mas nem mesmo o apoio caseiro impediu o domínio dos atletas nórdicos no ranking final da temporada. O norueguês Amund Korsaeth e a sueca Linn Soemskar conquistaram o Globo de Cristal da disputa geral. As provas decisivas foram realizadas entre 9 e 11 de setembro.
No total, foram 12 provas individuais em quatro etapas nesta temporada. A competição começou na região de Telemark, na Noruega, entre 24 e 26 de junho de 2022, e contou com força máxima da equipe da casa, incluindo o multicampeão olímpico Johannes Klaebo. Depois, seguiu para Otepää, na Estônia, e Madona, na Letônia, durante o mês de agosto, até desembarcar no asfalto italiano para o encerramento.
Aos 22 anos, Amund Korsaeth conquistou o primeiro seu primeiro título internacional muito por conta da regularidade. Ele participou de todas as provas e obteve quatro vitórias e mais dois bronzes. Assim, nem mesmo o começo ruim em Telemark o impediu de alcançar 684 pontos na classificação geral. O italiano Matteo Tanel foi o segundo, com 561.
Já Linn Soemskar é figurinha carimbada da Copa do Mundo de Rollerski. Campeã em 2015, ela volta a conquistar o Globo de Cristal aos 33 anos de forma impressionante. Disputou nove provas do calendário e subiu ao pódio em oito delas, com cinco medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Ela obteve 740 pontos, quase 200 à frente da italiana Elisa Sordello, vice-campeã com 551.
Agora, a maioria dos atletas retorna aos treinamentos e condicionamento físico na reta final do verão no hemisfério norte. Eles devem se preparar para o início da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country na temporada 2022/2023. Tradicionalmente a a abertura acontece em Ruka, na Finlândia, e deve acontecer entre 25 e 27 de novembro.
Uma Copa do Mundo de Rollerski?
Os esportes de inverno possuem uma peculiaridade: em grande parte do ano não há competições simplesmente porque os países do hemisfério norte, que concentram os eventos, estão no verão. Entretanto, há modalidades que conseguem adaptar sua prática durante o verão com o apoio de equipamentos - e isso fez com que esse período fosse preenchido com diversos eventos esportivos.
A Copa do Mundo de Rollerski é o exemplo mais tradicional nesse sentido. Utilizado como recurso de treinamento para muitos atletas durante a pré-temporada no verão, ganhou vida própria a partir de 2006. A Federação Internacional de Esqui (FIS) passou a organizar uma Copa do Mundo para agrupar esses praticantes.
É uma iniciativa semelhante aos Grand Prix de Saltos de Esqui e Combinado Nórdico e ao Mundial de Verão de Biatlo, que também ganharam espaço recentemente. Até mesmo o Brasil criou seu próprio evento, com o Circuito Brasileiro de Rollerski sendo realizado anualmente desde 2014 e potencializando os resultados dos atletas nacionais no ranking de esqui cross-country.
Amund Korsaeth conquista primeiro Globo de Cristal da carreira (Divulgação) |
Postar um comentário