Larissa Paes foca nos Jogos Olímpicos de 2026 (Divulgação) |
A primeira competição de uma temporada não costuma empolgar os atletas. Serve mais como planejamento dos treinos para as competições mais importantes. Porém, no caso de Larissa Paes na patinação de velocidade, as primeiras provas do ciclo 2022/2023 serviram para motivá-la ainda mais na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
A atleta da CBDG participou de três corridas no Desert Classic, realizado em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 3 e 4 de setembro de 2022. Nos 500 metros, ela foi a 11ª com 43seg32 - Kimi Goetz, dos EUA, venceu com 38seg40. Nos 3000 metros, a brasileira foi a 8ª com 4min48seg99 - estadunidense Greta Myers foi a campeã com 4min12seg69.
O melhor resultado, contudo, veio na última prova. Na disputa da Largada Coletiva, a atleta completou as 16 voltas na terceira colocação, alcançando 20 pontos na disputa com o tempo total de 11min19seg41. Laura Michelle Rodriguez, da Colômbia, foi a mais rápida com 11min18seg56 e 65 pontos no total. Essa é a primeira medalha da brasileira desde que iniciou no esporte.
O resultado mostra a evolução de Larissa Paes e, claro, a importância de uma boa preparação. Essa foi apenas o segundo ano em que a atleta pôde realizar uma pré-temporada completa nos Estados Unidos. Antes, ela voltava ao Brasil e perdia a intensa preparação física, construção de resistência aeróbica, força e reforço de habilidades mentais, como disciplina e resiliência.
A tendência é que nas próximas competições ela consiga melhorar ainda mais o seu desempenho para atingir os principais objetivos da temporada. Nesta primeira temporada do ciclo olímpico até os Jogos de Milão e Cortina d'Ampezzo, em 2026, o foco dela é fortalecer a parte física e ganhar experiência em competições internacionais.
Larissa Paes quer disputar etapas da Copa do Mundo
Para isso, a atleta brasileira sabe o que precisa fazer: disputar etapas da Copa do Mundo e competir lado a lado com a elite da patinação de velocidade. Ela também almeja participar do Four Continents, evento criado em 2020 pela ISU. A classificação é determinada pela pontuação obtida nas duas primeiras provas da Copa do Mundo.
Por enquanto, Larissa Paes é elegível apenas para a disputa da Largada Coletiva graças ao tempo de 2min08seg74 nos 1500 metros em novembro de 2021. Essa marca está dentro do período de classificação para esta temporada, que começa em 1º de julho de 2021. A primeira etapa da Copa do Mundo vai ser em Stavanger, na Noruega, entre 11 e 13 de novembro de 2022.
A ideia, porém, é melhorar os tempos nas distâncias individuais para disputar outras provas. "Dentro dos próximos dois anos eu espero também me qualificar para outras distâncias", comentou a atleta com exclusividade ao Brasil Zero Grau. Atualmente, ela está mais próxima de tirar essa diferença nas provas de 500 e 1000 metros.
Preparação voltada para os Jogos de 2026
No ano passado, a atleta brasileira participou pela primeira vez de uma etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade. Entretanto, ela não competiu em outros eventos justamente para não prejudicar o planejamento de longo prazo. Ou seja, fazer um trabalho completo para tentar a vaga olímpica nos Jogos de Inverno de 2026.
Larissa Paes pretende ter um ciclo completo de treinos e competições, permitindo reduzir seu tempo e melhorar sua preparação em contato com os principais torneios internacionais. Justamente por já ter tido essa experiência na Copa do Mundo em dezembro de 2021 (e agora o bronze na Largada Coletiva no Desert Classic), a representante da CBDG está mais motivada para os desafios futuros.
Competir entre as melhores do mundo era um grande objetivo desde que iniciei na patinação do gelo. É um esporte muito restrito nesse sentido, os tempos para participar são bem rápidos. Tenho várias colegas que treinam há ano e ainda não conseguiram entrar em Copas do Mundo. Sinto que esse foi um grande passo para minha carreira e estou determinada a conseguir atingir metas cada vez mais difíceis
Postar um comentário