KHL Sisak, da Croácia (de azul), vence seu grupo na primeira rodada da Continental Cup de Hóquei no Gelo (Bonchuk Andonov) |
No último fim de semana, entre 23 e 25 de setembro de 2022, começou mais uma temporada da Continental Cup de hóquei no gelo. Trata-se da principal competição interclubes da modalidade organizada pela própria IIHF. Os jogos dos dois grupos da primeira rodada foram realizados em Sofia, na Bulgária, e Istambul, na Turquia.
O KHL Sisak, da Croácia, e Buz Adam Istambul, da Turquia, foram os campeões de suas chaves e avançaram para a segunda rodada da competição - apenas o primeiro colocado de cada grupo avançam de etapa até a final. Os dois times conseguiram um desempenho perfeito, com três vitórias nas três partidas realizadas.
A equipe croata, primeiro time fora de Zagreb a sagrar-se campeão nacional na Croácia, estreou com vitória de 7 a 2 sobre o Tartu Valk 494, da Estônia. Na segunda rodada, derrotou o Skautafelag Akureyrar, da Islândia. Por fim, confirmaram o título do grupo e a vaga à próxima fase com uma vitória de 9 a 6 sobre o NSA Sofia, dono da casa.
A campanha do Buz Adam Istambul na primeira rodada da Continental Cup de Hóquei no Gelo também foi impressionante. Jogando em casa, o time começou vencendo o Hockey Punks Vilnius, da Lituânia, por 6 a 0. Depois, levou a melhor sobre o Liége Bulldogs, da Bélgica, por 4 a 1, e confirmou a classificação com 9 a 4 sobre o Barcelona, da Espanha.
Agora, a segunda rodada da competição vai acontecer entre 14 e 16 de outubro de 2022. O Grupo C está sediado em Angers, na França, e conta com o time local Angers Ducs, Ferencvarosi TC, da Hungria, Miercurea Ciuc, da Romênia, e KHL Sisak. O Grupo D é sediado em Asiago, na Itália, e tem o Asiago Hockey, representante da casa, Acroni Jesenice, da Eslovênia, Vojvodina Novi Sad, da Sérvia, e o Buz Adam Istambul. Apenas o campeão segue adiante.
O que é a Continental Cup de Hóquei no Gelo?
É uma competição de clubes organizada e capitaneada pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Reúne basicamente os campeões nacionais das ligas europeias, principalmente daquelas que não estão envolvidas com a KHL (a liga de profissionais da Rússia) e a Champions League Hockey, que reúne equipes da Suécia e da Europa central.
Nesta temporada, a Continental Cup de Hóquei no Gelo completa 25 anos e reúne 20 equipes, divididos em três etapas diferentes de acordo com o ranqueamento nacional. Cada etapa são dois grupos de quatro times e apenas o campeão avança para a rodada seguinte. Na terceira fase, o campeão e vice seguem adiante para a etapa final. O campeão garante vaga para a temporada seguinte da Champions League Hockey.
Em 25 edições, o evento já contou com 197 equipes diferentes de 32 países - e 13 nações viram suas equipes serem campeãs. Suíça, Eslováquia e Belarus possuem o maior número de títulos, com quatro troféus cada. Contudo, é o Cracovia Krakow, da Polônia, o atual campeão do torneio.
Jogadores do Buz Adam Istambul comemoram vitória e classificação na Continental Cup de Hóquei no Gelo (Zahit Duzgun) |
Postar um comentário