Jovens atletas fazem primeiras atividades nos esportes de neve do Brasil (Divulgação/CBDN) |
A primavera já chegou no país e, além de anunciar a chegada do calor por aqui, indica que a temporada de treinos e competições das modalidades de inverno está para começar. A partir de outubro começam as primeiras atividades, o que faz com que os esportes de neve do Brasil aprofundem a preparação para os próximos desafios.
O período entre julho e setembro é bastante produtivo para os representantes do país nas disputas na neve. A temporada de inverno nos resorts argentinos e chilenos permite a realização tanto de competições, ideais para acumular pontos no ranking internacional, quanto de training camps que permitem a primeira experiência a jovens atletas.
Paralelo a isso, atletas que moram fora do Brasil e/ou que possuem acesso a centros de treinamento no Hemisfério Norte aproveitam para realizar treinos físicos e técnicos. Assim, quando os primeiros eventos começarem, estarão prontos e poderão conduzir melhor o seu cronograma de acordo com os objetivos.
No caso desta temporada, a primeira do ciclo olímpico para os Jogos de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, os esportes de neve do Brasil optaram justamente por competir pouco e treinar mais. Os principais atletas do país nessas modalidades realizaram diversas atividades nas últimas semanas.
Tradicionalmente, a temporada das modalidades de neve começa com a abertura da Copa do Mundo de Esqui Alpino em Sölden, na Áustria. Neste ano, está previsto para acontecer entre 22 e 23 de outubro. No mesmo fim de semana acontece a Copa do Mundo de Big Air para Snowboard e Esqui Freestyle e na semana seguinte já tem a disputa do Snowboard Cross.
Jovens do Esqui Cross-Country treinam na neve pela primeira vez
Aqui na América do Sul, a CBDN aproveitou para realizar um training camp com cinco jovens nascidos entre 2004 e 2008 para a equipe de desenvolvimento do esqui cross-country. Eles estiveram em Bariloche, na Argentina, e Antillanca, no Chile, entre 8 e 16 de setembro, sob supervisão da treinadora Gabriela Nakasato.
Anderson Xavier, Gabriel Santos, Ian Silva, Julia Reis e Mariana Silva foram os jovens escolhidos para terem o primeiro contato com os esportes de neve do Brasil após se destacarem no rollerski. Graças a este equipamento, a entidade consegue recrutar crianças e adolescentes no país e iniciá-los no esqui cross-country para representarem o país no futuro.
Depois desse período mais agudo da pandemia, poder retornar as viagens internacionais é inexplicável. Ainda mais com um grupo de atletas que já treina há, pelo menos, quatro anos de rollerski e nunca estiveram na neve. É maravilhoso, como treinadora, acompanhar a rápida adaptação deles sobre os skis e os ver empolgados com cada novidade que aparecia para eles, seja na primeira viagem de avião ou a primeira vez pisando na neve (Gabriela Nakasato)
Manex Silva participa de training camp na Espanha
Um dos principais nomes do esqui cross-country brasileiro, Manex Silva não veio para a América do Sul no meio do ano. Ele optou por ficar na Espanha, onde mora, para também realizar treinamentos com o rollerski. Entre 5 e 10 de setembro, participou de uma série de treinos em La Rabassa com a seleção de Andorra.
O atleta, presente nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022, fez treinos com o intuito de melhorar sua condição física e capacidade aeróbica. Além dos circuitos de rollerski, a programação também incluiu práticas de resistência física, como corrida de rua e bicicleta. Tudo para começar bem a temporada com os demais esportes de neve do Brasil.
Foi uma semana ótima de treinos intensos, muitas horas e de muita qualidade. Estivemos a dois mil metros de altitude fazendo treinos de rollerskis, corrida e bike. O entorno é muito bonito e privilegiado com as condições ideais para esse tipo de treinamento. Fisicamente me senti muito bem além de ter sido a semana com mais horas de treino que já realizei até o momento
No Snowboard, irmãos Teixeira fazem atividades fora da neve
A preparação para a temporada de inverno também movimentou os irmãos Augustinho e João Teixeira, que competem no Snowboard Freestyle. Eles fizeram exercícios fora da neve entre agosto e setembro, mas em locais separados. Augustinho esteve no Club Vail, nos Estados Unidos, enquanto que João foi para o Winsport, no Canadá.
Ambos realizaram as mesmas atividades, como musculação para melhorar a parte física, manobras de skate para melhorar a técnica na prancha, e trampolim e Air Bag (um imenso colchão de ar) para saltos e truques. Serve como uma espécie de primeiro treino daquilo que eles pretendem apresentar durante a temporada dos esportes de neve do Brasil
Com o apoio da CBDN, pudemos contratar o Winsport onde estou fazendo o dryland de Cama elástica, air bag e corrimão na pista sintética. O coach que trabalha comigo É o Chip Milner, expert na parte aérea. Ele me ensinou as rotações na cama elástica e depois praticamos na pista sintética. Logo aterrisso no colchão de ar (air bag) simulando a queda na neve (João Teixeira)
Postar um comentário