Campeões nas duplas, Marcelo Mello e Ísis Oliveira são os capitães do Brasil no Pan Continental de Curling (Marcelo Macaue/CBDG) |
Desejo antigo da CBDG e dos atletas brasileiros, o Pan Continental de Curling finalmente vai sair do papel nessa temporada - e os representantes nacionais já sabem quais desafios os aguardam. A Federação Mnudial de Curling (WCF) divulgou o calendário inicial de jogos para a competição, que acontecerá em Calgary, no Canadá, entre 31 de outubro e 6 de novembro de 2022.
O Brasil estará presente na primeira divisão tanto na disputa masculina quanto na feminina pelo desempenho obtido no America's Challenge da temporada passada. A partir deste ano, o evento é a única via de acesso para o Mundial por equipes da modalidade. São cinco vagas em jogo em cada gênero.
A seleção feminina vai ser a responsável pela estreia brasileira na competição. As mulheres enfrentam a Austrália logo na primeira rodada, às 9h no horário local (12h no Brasil), no dia 31 de outubro. Na sequência, às 14h no Canadá (17h no horário brasileiro), os homens jogam contra a equipe da China. A tabela completa dos brasileiros está abaixo.
Da mesma forma que o Four Continents na patinação, o Pan Continental de Curling reúne países da América, Ásia, Oceania e África para criar uma grande competição nos mesmos moldes do Europeu. São duas divisões. Na elite estão oito países (excepcionalmente nove no feminino para abrigar a Austrália, que não competiu na temporada passada por conta da pandemia de covid-19). Os demais filiados ficam no Grupo B.
Os cinco melhores times de cada gênero na divisão principal garantem vagas para o Mundial desta temporada, no primeiro semestre de 2023. O Campeonato Europeu vai classificar mais sete seleções. Fecham a lista o país-sede e uma cota para a nação que não conseguiu a classificação e teve a melhor performance nas últimas cinco edições dos Mundiais.
Os jogos do Brasil no Pan Continental de Curling
O regulamento do Pan Continental de Curling é bem simples. Na primeira fase, todas as seleções se enfrentam em turno único. Os cinco melhores já garantem a vaga para o Mundial. Os quatro primeiros ainda se enfrentam na semifinal (1º contra o 4º e 2º contra 3º) para definir o pódio da competição. Já o último colocado (e os dois últimos no feminino) será rebaixado. Confira os jogos do Brasil no horário brasileiro:
Disputa feminina
31/10 - 12h - Brasil x Austrália
31/10 - 22h - Brasil x Coreia do Sul
01/11 - 12h - Brasil x Hong Kong
01/11 - 22h - Brasil x Estados Unidos
02/11 - 15h - Brasil x Japão
02/11 - 23h - Brasil x Canadá
04/11 - 12h - Brasil x China
04/11 - 22h - Brasil x Cazaquistão
Disputa masculina
31/10 - 17h - Brasil x China
01/11 - 17h - Brasil x Canadá
02/11 - 11h - Brasil x Taiwan
02/11 - 19h - Brasil x Nova Zelândia
03/11 - 12h - Brasil x Japão
03/11 - 22h - Brasil x Coreia do Sul
04/11 - 17h - Brasil x Estados Unidos
Quais são as chances do Brasil?
É preciso ser realista: a briga das seleções brasileiras de Curling na competição é se manter na primeira divisão tanto no masculino quanto no feminino. Por isso, é fundamental ganhar partidas que podem ser consideradas confrontos diretos nessa primeira edição do Pan Continental de Curling.
No feminino, por exemplo, Cazaquistão, Austrália e Hong Kong também nunca garantiram classificação ao Mundial e estão próximos do Brasil no ranking internacional da WCF. Entre os homens, a disputa vai ser principalmente contra Taiwan e Nova Zelândia. Entretanto, caso consiga essas vitórias, os atletas da CBDG podem até sonhar com algo a mais.
Como são cinco vagas ao Mundial para oito países (ou nove entre as mulheres), uma projeção prevê de três a quatro vitórias no masculino e de quatro a cinco triunfos no feminino para terminar na quinta posição. Se os brasileiros conseguirem manter a regularidade, podem surpreender países que não vivem bom momento nos últimos anos, como a China.
Quem vai representar o Brasil no Pan Continental de Curling?
A CBDG já definiu as duas equipes que irão representar o Brasil na competição. No feminino vai ser o time Onda Brasil, da skip Ísis Oliveira. Sarah Lippi, Luciana Barrella (que vai substituir Kenya Franz, grávida), Marcelia Melo e a alternate Giulia Rodriguez completam a formação. Christine Matthews e Darin Fenton são as técnicas.
No masculino, o time de Marcelo Mello ganhou o direito de disputar o Pan Continental de Curling após vencer o desafio no Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo em agosto de 2022. Além dele como skip, a equipe terá Filipe Nunes, Sergio Mitsuo Vilela, Ricardo Losso e o alternate Márcio Rodrigues, além de Cláudio Alves como team official. Amélie Blais será a treinadora.
Por conta do calendário, essa vai ser a primeira vez que o Brasil não participará do Mundial Misto por equipes. A competição, que abre a temporada de eventos entre seleções no Curling, vai acontecer entre 15 e 22 de outubro de 2022 em Aberdeen, na Escócia. Para não atrapalhar a preparação das seleções principais, a CBDG optou por não enviar representantes.
Postar um comentário