Brasil participa de duas etapas da Copa Sul-americana de Biatlo

Fabrizio Bourguigon representou o Brasil no Biatlo nessa temporada
Fabrizio Bourguigon representou o Brasil no Biatlo (Divulgação)

A temporada sul-americana de inverno também retornou com a disputa do Biatlo em 2022. Os resorts de Portillo, no Chile, e Bariloche, na Argentina, realizaram duas etapas da competição ao longo do mês de agosto. O Brasil esteve presente com dois dos seus atletas mais experientes na modalidade: Fabrizio Bourguigon e Mirlene Picin. 

As provas aconteceram entre 5 e 7 de agosto, em Portillo e, posteriormente, entre 25 e 27 de agosto, em Bariloche. Bourguignon foi o único atleta brasileiro que participou dos dois eventos. Na última etapa, ele enfrentou problemas com a carabina e teve que terminar com uma arma emprestada. Assim, ele largou apenas nas corridas de Sprint 10km.

Na primeira disputa, foi o oitavo colocado na classificação geral, com vitória para o argentino Gabriel Fernandez. Na segunda, com a arma emprestada, foi o 11º - Javier Gimenez, também argentino, ficou com a medalha de ouro. Não foram divulgados os resultados oficiais com tempo e percentual de tiros. 

Na primeira prova deu tudo certo. Já na segunda tive um problema com a minha carabina, e eles tiveram que me emprestar uma mais antiga que tinham à disposição

A competição em Bariloche provavelmente encerrou a participação do Biatlo brasileiro na temporada de inverno na América do Sul. Não há previsão de mais eventos da Copa Sul-americana da modalidade nas próximas semanas. 

Fabrizio Bourguigon manteve regularidade no Biatlo

Mesmo com problemas na carabina na última prova em Bariloche, Fabrizio Bourguignon conseguiu manter uma regularidade em sua participação nesta temporada. Antes, em Portillo, ele conseguiu a proeza de repetir a oitava colocação nas três provas realizadas na neve chilena. 

No Sprint 10km, ele obteve o tempo total de 34min19seg. Na disputa de Perseguição 12,5km, ele completou o percurso em 48min49seg - em ambas as provas, a vitória foi do argentino Axel Ciuffo. Já na largada coletiva 20km, o brasileiro repetiu a oitava colocação com Javier Gimenez, da Argentina, como o vencedor. 

Fabrizio Bourguignon é um dos atletas mais experientes do país em provas de endurance, como o Esqui Cross-Country e Biatlo. Tenente-coronel do Exército Brasileiro, ele regularmente representa o Brasil na Copa IBU e em competições militares. 


Mirlene Picin fica próxima do pódio

Mirlene Picin competiu apenas na primeira etapa da competição, mas conseguiu se aproximar do pódio nas três provas realizadas. Ela alcançou dois quintos lugares e uma quarta posição nas corridas realizadas em Portillo no início de agosto. 

Seu melhor desempenho foi justamente no último dia de competições. Mirlene foi a quarta colocada na prova de Largada Coletiva 15km com 1h06min29seg - Cecilia Dominguez, da Argentina foi a vencedora. Já no Sprint 7,5 km e Perseguição 10km, ela ficou na quinta posição nas duas provas. Em ambas a vencedora foi a argentina Sofia Kydasiouk. 

Agora, a equipe brasileira de Biatlo se prepara para a abertura da temporada do Hemisfério Norte, a partir de novembro. Além dos dois atletas mais experientes, o jovem Matheus Vasconcellos deve puxar o time nacional com a participação em mais provas. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem