Durante a temporada de inverno no hemisfério, e consequente verão na parte de cima do globo terrestre, o volume de competições dos esportes de neve cai consideravelmente. Contudo, há modalidades que não pararam mesmo adurante o meio do ano e mobilizou os principais atletas em eventos oficiais. Confira os resultados:
Copa do Mundo de Rollerski
Alena Prochazkova e Robin Norum comemoram o título no rollerski (Reprodução) |
O sueco Robin Norum e a eslovaca Alena Prochazkova confirmaram o favoritismo e venceram a disputa da Copa do Mundo de Rollerski desta temporada. Ambos lideraram desde a primeira etapa e conquistaram o título na última etapa, realizada em Monte Bondone/Val di Fiemme, na Itália, entre 13 e 16 de setembro.
Das quatro provas femininas na última etapa, Prochazkova venceu duas e ficou na segunda posição em mais uma corrida. Dessa forma, ela obteve 1070 pontos e conquistou o bicampeonato da competição. Sandra Schuetzova, da República Tcheca, foi a segunda colocada com 776 e a sueca Jackline Locker foi a terceira com 664.
Já Robin Norum apenas administrou sua vantagem das etapas anteriores para conseguir o tetracampeonato. Ele subiu ao pódio apenas na última corrida, quando foi o segundo, mesmo assim conseguiu manter a distância na classificação final ao terminar com 904 pontos, contra 806 de seu compatriota Victor Gustafsson, vice-campeão - Eugeniy Dementiev foi o terceiro com 556.
A temporada 2018 da Copa do Mundo de Rollerski também marcou a estreia do Brasil na competição. Manex Silva, 16 anos, representou o país em uma etapa da categoria júnior. Ele participou de uma corrida de 2,5km em técnica clássica e ficou na 14ª posição, com o tempo de 11min21seg4 e 192.20 pontos FIS - Riccardo Masiero, da Itália, venceu com 9min56seg9 e 78.95 pontos.
Grand Prix de Combinado Nórdico
Mario Seidl conquista Grand Prix Combinado Nórdico (Reprodução) |
Após assumir a liderança na penúltima etapa do Grand Prix de Combinado Nórdico, o austríaco Mario Seidl confirmou o título da competição após as duas provas HS 140/10km em Planica, na Eslovênia, entre 22 e 23 de setembro. Esta é sua primeira conquista no torneio (apesar de ter mais pontos na temporada 2017, o atleta precisa competir em todas as etapas para garantir o título).
Na última etapa, Seidl não deu chances aos rivais e venceu as duas provas realizadas. Na primeira, ele conseguiu o tempo de 25min53seg6, à frente de seu compatriota Martin Fritz, segundo, e do francês Maxime Laheurte, terceiro. Depois, completou o percurso em 24min27seg1, com Espen Bjørnstad, da Noruega, em segundo, e o japonês Aguri Shimizu em terceiro.
Com os dois triunfos, Mario Seidl atingiu 456 pontos em 600 possíveis e levou o Globo de Cristal do Grand Prix de Combinado Nórdico. Ilkka Herola, da Finlândia, foi o vice-campeão da temporada com 323. Já Martin Fritz foi o terceiro com 256.
Grand Prix de Esqui Saltos
Evgeniy Klimov venceu o Grand Prix de Esqui Saltos (Reprodução) |
As últimas etapas do Grand Prix de Esqui Saltos foram marcadas por alguns cancelamentos devido ao mau tempo. Nem isso, porém, impediu os títulos da japonesa Sara Takanashi e do russo Evgeniy Klimov nesta temporada. A confirmação aconteceu no primeiro fim de semana de outubro em Klingenthal, na Alemanha.
Com dois pódios e um quarto lugar nas três provas restantes, Klimov assegurou seu primeiro título da competição ao obter 555 pontos em oito das nove provas realizadas - curiosamente ele venceu apenas uma delas. O alemão Karl Geiger venceu duas das últimas três provas e foi o segundo com 416 pontos. Piotr Zyla, da Polônia, foi o terceiro com 382.
Entre as mulheres, a hegemonia segue com Sara Takanashi. Ainda que ela tenha perdido a última prova feminina no Grand Prix de Combinado Nórdico, a atleta do Japão obteve 460 pontos e conquistou todas as sete edições já realizadas. O vice-campeonato foi de Ema Klinec, da Eslovênia, e Maren Lundby, da Noruega, a terceira.
Mundial de Verão de Biatlo
Michal Krcmar liderou desempenho tcheco no Mundial de Verão de Biatlo (Reprodução) |
Conhecido palco para o biatlo ao longo da temporada de inverno, a cidade de Nove Mesto, na República Tcheca, organizou neste ano o Mundial de Verão da modalidade, onde os atletas trocam os esquis pelas rodinhas do rollerski, mas seguem com as carabinas de tiros. As provas aconteceram em agosto, entre 24 e 26 de agosto.
Dos cinco ouros disponíveis, três foram para atletas da casa. No masculino, Michak Krcmar venceu o Sprint 10km e Ondrej Moravec levou a melhor na perseguição 12,5km. Já Veronika Vitkova foi a campeã nos 10km de perseguição entre as mulheres. No sprint 7,5km, a vitória foi da eslovaca Paulina Fialkova. Por fim, no revezamento misto, ouro para a equipe russa, à frente da República Tcheca, vice-líder, da Polônia, terceira colocada.
Postar um comentário