Foi um verdadeiro bombardeio russo na defesa francesa (Reprodução) |
Dois dos principais favoritos ao título resolveram mostrar suas forças logo na primeira rodada do Mundial Masculino de Hóquei no Gelo desta temporada. Suécia e Rússia não tomaram conhecimento e atropelaram Belarus e França nessa sexta-feira, 4 de maio. A competição, que encerra a temporada de inverno, acontece na Dinamarca.
Atuais campeões, os suecos enfrentaram a seleção de Belarus, recém-promovida à elite do Mundial, e venceram por 5 a 0. Lias Andersson e Gustav Nyquist fizeram dois gols em trinta segundos no primeiro período, Mattias Janmark e Rickard Rakell ampliaram no segundo período e Mika Zibanejad fechou o placar na última parte do jogo.
Os russos, campeões olímpicos em PyeongChang, fizeram um placar ainda mais elevado e venceram os franceses por 7 a 0. Kirill Kaprizov, Pavel Buchnevich e Yevgeni Dadonov fizeram três gols no primeiro período. Kaprizov fez mais um no segundo período, enquanto que Alexander Barabanov, Maxim Shalunov e Artyom Anisimov concluíram a goleada antes do fim da partida.
Com os dois resultados, Rússia e Suécia já dividem a primeira posição do Grupo A com três pontos cada - o que deve seguir até o fim da primeira fase. A equipe russa leva vantagem no saldo de gols. "Foi um jogo normal, nós fizemos alguns erros. Temos que melhorar jogo a jogo. Apesar disso, é bom começar com uma grande vitória", confidenciou Kirill Kaprizov.
No Grupo B, Canadá e Estados Unidos fizeram o jogo mais emocionante do primeiro dia do Mundial, com vitória dos norte-americanos por 5 a 4 no shootout. Os canadenses fizeram 2 a 0 com Pierre Luc-Debois e Ryan O'Reilly. Anders Lee, Dylan Larkin e Johnny Gaudreau viraram para os Estados Unidos ainda no segundo período.
Anthony Beauvillier voltou a empatar, mas Larkin recolocou os norte-americanos em vantagem - até Colton Parayko empatar mais uma vez. Após igualdade no overtime, a partida foi decidida no shootout. Cam Atkinson fez o gol da vitória e o goleiro Keith Kinkaid segurou o disparo de Jordan Eberle para sacramentar o triunfo.
Por fim, a Dinamarca também precisou do shootout para derrotar a Alemanha, vice-campeã olímpica, por 3 a 2. Jesper Jansen abriu o placar para os donos da casa, Leon Draisaitl empatou e Frederik Storm recolocou os dinamarqueses em vantagem no segundo período. Porém, com 10 minutos para o fim da partida, Yasin Ehliz empatou mais uma vez. Como a igualdade persistiu no overtime, o ponto extra foi decidido nos shootouts. Frans Nielsen fez o único gol da série.
Com vitórias nos pênaltis, Dinamarca e Estados Unidos estão empatados na primeira posição do Grupo B com dois pontos cada - Canadá e Alemanha têm um graças ao empate obtido no tempo regulamentar. "Todo ano nós sonhamos em fazer algo grande, e este ano não é diferente", comentou Morten Madsen, da Dinamarca.
O Mundial Masculino de Hóquei no Gelo prossegue neste sábado, 5 de maio, com mais seis partidas. Pelo Grupo A jogam Suíça x Áustria, Eslováquia x República Tcheca e França x Belarus. No Grupo B se enfrentam Noruega x Letônia, Finlândia x Coreia do Sul e Estados Unidos x Dinamarca. As partidas começam a partir das 7h15 no horário de Brasília. A classificação e a tabela estão disponíveis aqui.
Postar um comentário