Ayumu Hirano "voa" para conquistar mais uma vitória na carreira (Local OC) |
Quatro anos após ter surgido como um fenômeno no snowboard halfpipe e conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sochi aos 15 anos, o japonês Ayumu Hirano finalmente se consolida como um dos principais nomes da modalidade. O atleta voltou a vencer uma etapa da Copa do Mundo nessa quinta-feira, dia 21, em Secret Garden, na China.
Hirano conseguiu 97.75 pontos em sua segunda descida pelo pipe e liderou o pódio totalmente japonês na disputa. Raibu Katayama foi o segundo com 90.75 pontos e Yuto Totsuka o terceiro com 90.50. É o segundo triunfo do atleta do Japão em três provas da disciplina nesta temporada - ele também possui uma medalha de prata.
Apesar de já ter sido vice-campeão olímpico e ter conquistado uma vitória em uma etapa da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe, essa é a primeira temporada que Hirano, 19 anos, participa desde o início. Entre a medalha de prata em Sochi e o início da competição neste ano, ele esteve presente apenas na prova realizada em Sapporo, no Japão, em fevereiro de 2016.
Não à toa que ele demonstra no ranking masculino todo o seu talento. Com a vitória na China, Ayumu Hirano lidera a Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe com 2800 pontos, contra 1600 de Totsuka, vice-líder. Como restam apenas duas provas para o fim da temporada, ele tem tudo para conquistar o Globo de Cristal.
Entre as mulheres, a chinesa Jiayu Liu aproveitou a ausência da equipe norte-americana para quebrar um tabu pessoal: foi sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo desde fevereiro de 2013. A atleta obteve 92.75 pontos em sua primeira descida e ficou à frente da japonesa Sena Tomita, medalhista de prata, e da também chinesa Xuetong Cai, bronze.
Entretanto, a vitória não ameaçou a liderança da jovem Chloe Kim na Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. A atleta norte-americana possui 2000 pontos graças às duas vitórias nas etapas anteriores e tem 360 pontos de vantagem sobre Liu, a nova vice-líder.
Agora, os atletas de snowboard halfpipe terão um pequeno descanso. A competição retorna apenas no dia 10 de janeiro com uma prova em Snowmass, nos Estados Unidos. Uma semana depois acontece a última disputa da temporada em Laax, na Suíça. A partir daí, foco total nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro de 2018.
Postar um comentário