Equipe norte-americana conquista o ouro no Four Nations (Reprodução) |
Da mesma forma que no futebol, os principais torneios de hóquei no gelo na Europa tiveram uma pausa em seus calendários na última semana para que as seleções pudessem jogar e participar de competições amistosas. Os principais países da modalidade estiveram presentes em torneios masculinos e femininos entre 8 e 12 de novembro.
No que deve ser uma prévia da competição de hóquei no gelo feminino nos Jogos Olímpicos de 2018, Estados Unidos, Canadá, Suécia e Finlândia participaram do Four Nations Cup em Wesley Chapel, na Flórida. Contudo, foram os dois países norte-americanos que dominaram as ações ao longo das partidas.
Canadenses e norte-americanas, mais uma vez, não tiveram dificuldades para vencerem os confrontos contra as equipes europeias. O Canadá, por exemplo, derrotou a Suécia por 9 a 0 e a Finlândia por 4 a 0. Já os Estados Unidos venceram a Finlândia por 8 a 2 e a Suécia por 5 a 0. Nos dois confrontos entre os rivais da América do Norte, melhor para as norte-americanas. Elas venceram na primeira fase por 4 a 2 e terminaram na liderança. Depois, na decisão, nova vitória de 5 a 1 para conquistar o título. A Finlândia derrotou a Suécia no overtime e ficou com o bronze.
"Cada vitória é um passo na direção certa e nos dá impulso, confiança e energia. Nós levamos cada jogo muito a sério, independente do oponente. Nós queremos melhorar em todos os jogos. Sair desse torneio com quatro vitórias e nenhuma derrota e conquistar o título realmente é muito bom", confidenciou a capitã Meghan Duggan, dos Estados Unidos.
Já no Women Four Nations Tournament, realizado em Miskolc, na Hungria, a Dinamarca teve três vitórias e foi a campeã, à frente dos donos da casa, da Coreia do Sul e da França. Já no Halloween Cup, na Rússia, a equipe da casa confirmou o favoritismo e conquistou o título ao derrotar a Suíça, a Alemanha e a República Tcheca.
Homens jogam sem os astros da NHL e buscam alternativas
Finlândia vence em casa no hóquei no gelo (Reprodução) |
Não foram apenas as mulheres que jogaram nesse fim de semana. As seleções masculinas também participaram de torneios amistosos durante a pausa do calendário europeu de hóquei no gelo. Os países aproveitaram as competições para convocarem novos jogadores e testarem seus elencos sem as estrelas da NHL antes dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro de 2018.
O principal evento foi o Karjala Tournament em Helsinque, na Finlândia, e contou com a presença da Rússia, Suécia, República Tcheca, Canadá, Suíça e dos donos da casa. A seleção finlandesa não decepcionou a torcida local e foi a campeã com três vitórias em três partidas. Russos e suecos tiveram dois triunfos e uma derrota, enquanto que canadenses e tchecos ganharam um, mas perderam dois jogos - os suíços, por sua vez, perderam as três partidas realizadas.
Normalmente um torneio sem importância, o Karjala cresceu nesta temporada por conta dos Jogos Olímpicos e, principalmente, pela ausência dos astros da NHL na competição. Isso permitiu que as seleções pudessem montar e testar elencos que deverão ser utilizados em PyeongChang. O Canadá, por exemplo, formou uma equipe composta por jogadores presentes em times da KHL, Suíça, Suécia, AHL e hóquei universitário.
O fim de semana teve outros quatro torneios no hóquei no gelo masculino. Na Deustchland Cup, realizado em Augsburg, na Alemanha, a equipe B da Rússia foi a campeã com três vitórias em três jogos. Na Austria Cup em Innsbruck, a Dinamarca, que nem está presente nos Jogos Olímpicos, venceu os três jogos e ficou à frente da Noruega, Áustria e Coreia do Sul. No Four Nations de Cergy-Pontoise, na França, a Letônia conquistou o título, enquanto que a Polônia venceu o Roland Divathaz, na Hungria.
As doze seleções masculinas classificadas aos Jogos Olímpicos de PyeongChang terão poucas oportunidades para entrosarem e testarem seus jogadores. Até a disputa olímpica, em fevereiro de 2018, apenas dois torneios estão programados no calendário oficial: a Chanel One Cup entre 13 e 17 de dezembro em Moscou, na Rússia, e a Spengler Cup entre 26 e 31 de dezembro em Davos, na Suíça.
Postar um comentário