Alex Ovechkin lidera o Washington Capitals na primeira semana da NHL (Reprodução/NHL) |
A temporada 2017/2018 da principal liga interclubes de hóquei no gelo começou na semana passada. A NHL, competição que reúne 31 equipes do Canadá e dos Estados Unidos, organizou sua primeira semana de disputa e, ainda que seja muito cedo, algumas equipes já surpreendem, tanto positivamente quanto negativamente.
Na Divisão Metropolitana, o destaque fica para o Washington Capitals, do russo Alex Ovechkin. A equipe derrotou o Ottawa Senators por 5 a 4 e o Montreal Canadiens por 6 a 1 e lidera o grupo com quatro pontos em duas partidas. Com duas vitórias e uma derrota, o Philadelphia Flyers ocupa a segunda posição, seguido pelo Pittsburgh Penguins, atual bicampeão da Stanley Cup. Mesmo na terceira posição, a equipe teve um início decepcionante, com apenas uma vitória em três jogos e uma goleada de 10 a 1 sofrida para o Chicago Blackhawks.
Na Divisão Atlântico, o Toronto Maple Leafs, um dos favoritos à vaga aos playoffs, lidera o grupo ao lado do surpreendente Detroit Red Wings. As duas franquias venceram seus dois jogos até aqui: a equipe canadense derrotou o Winnipeg Jets por 7 a 2 e o New York Rangers por 8 a 5. O time norte-americano, por sua vez, venceu o Minnesota Wild por 4 a 2 e o Ottawa Senators por 2 a 1. Em contrapartida, o Ottawa Senators, com duas derrotas, e o Montreal Canadiens, uma vitória e duas derrotas, tiveram um início ruim na busca pelos playoffs.
Pela Conferência Oeste, Chicago Blackhawks e St. Louis Blues lideram a Divisão Central com duas vitórias em dois jogos. Além da goleada de 10 a 1 sobre o Pittsburgh Penguins, a equipe de Chicago, favorita ao título da temporada, derrotou o Columbus Blue Jackets por 5 a 1. O St. Louis Blues também derrotou o atual bicampeão (5 a 4) e venceu o Dallas Stars por 4 a 2. Vice-campeão da Stanley Cup na temporada passada, o Nashville Predators começou mal esse ano, com duas derrotas e a vice-lanterna no grupo.
Por fim, na Divisão Pacífico, duas surpresas lideram o grupo: o Los Angeles Kings e o novato Vegas Golden Knights, ambos com duas vitórias. A franquia angelina derrotou o Philadelphia Flyers por 2 a 0 e o San Jose Sharks por 4 a 1. Já o time de Las Vegas conseguiu duas vitórias de 2 a 1 sobre o Dallas Stars e o Arizona Coyotes. O Edmonton Oilers, de Connor McDavid, tem uma vitória e uma derrota e, por enquanto, está fora da vaga dos playoffs.
O russo Alex Ovechkin, do Washington Capitals, é o líder das estatísticas após a primeira semana da NHL com sete gols. A segunda semana da competição prossegue nesta segunda-feira, 9 de outubro, com sete partidas. Destaque para o confronto entre Chicago Blackhawks e Toronto Maple Leafs, dois líderes de suas divisões. Os resultados completos podem ser vistos aqui, o calendário dos próximos jogos aqui e a classificação das divisões aqui.
SKA segue invicto após sete semanas na KHL
Na Liga Continental (KHL) a grande pergunta após a sétima semana de competição é quem consegue parar o SKA de São Petersburgo. A equipe, atual campeã da Copa Gagarin, já fez 19 partidas nesta temporada e, até o momento, não sabe o que é derrota. Foram 16 vitórias no tempo normal, uma no overtime e outras duas no shootout. O time tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa, atrás apenas do Jokerit (que tem quatro partidas a menos).
Na semana passada, o SKA (foto) venceu o Lokomotiv Yaroslavl e o Salavat Yulaev por 6 a 1 e o Sibir por 3 a 2. Dessa forma, chegou aos 54 pontos e mantém a liderança isolada da Conferência Oeste. Com apenas duas derrotas e quatro jogos a menos, o Jokerit é o segundo do grupo com 38 pontos, seguido pelo CSKA Moscou, com 37. O Dynamo Moscou (4º), o Torpedo (5º), o Lokomotiv (6º), o HC Sochi (7º) e o Vityaz (8º) completam a lista da zona de classificação aos playoffs.
Na Conferência Leste, a liderança continua com o AK Bars, de Kazan. A equipe venceu o Sibir por 3 a 2 e o Ugra por 3 a 1 na semana passada e possui 37 pontos em 16 partidas (12 vitórias, sendo uma no overtime, e quatro derrotas, com duas na prorrogação). Com dois jogos a mais, o Avangard ocupa a segunda posição com 35 pontos e o Neftekhimik é o terceiro com 33. Metallurg (4º), Kunlun Red Star (5º), Salavat Yulaev (6º), Avtomobilist (7º) e Barys (8º) estão na lista de classificados aos playoffs até o momento.
A semana 8 da KHL começa nessa segunda-feira com quatro partidas: Torpedo x AK Bars, Spartak x SKA, CSKA x Lokomotiv e Slovan x HC Sochi. Os resultados completos estão disponíveis aqui e a classificação está aqui.
Champions Hockey Leagued define últimos classificados
A penúltima rodada da primeira fase da Champions Hockey League classificou mais cinco equipes à fase eliminatória da competição, que reúne as principais ligas da Europa Central. O Malmö Redhawks, da Suécia, o JYP, da Finlândia, o Adler Mannheim, da Alemanha, o Bílí Tygri Liberec, da República Tcheca, e o Nottingham Panthers, do Reino Unido garantiram a vaga ao mata-mata com uma rodada de antecedência.
Dessa forma, 11 equipes já estão garantidas e restam apenas cinco vagas à segunda fase da Champions Hockey League. A última rodada da primeira etapa acontece nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de outubro. O regulamento do torneio é similar ao do futebol. As 32 equipes são divididas em oito grupos e jogam dentro de suas chaves. Os dois melhores avançam à fase eliminatória, disputada em jogos de ida e volta até á decisão.
Malmö (branco) e Kometa (azul) já estão classificados à segunda fase da Champions Hockey League (Divulgação/Vit Novák) |
Postar um comentário