Stefan Kraft venceu o Four Hills na temporada passada (Divulgação/FIS) |
Uma competição à parte e que atrai milhares de torcedores para as principais montanhas da Áustria e Alemanha começa nesta segunda-feira, dia 28 de dezembro. O Four Hills (Quatro Montanhas) de esqui saltos, considerado o "Grand Slam" da neve, abre sua primeira etapa em Oberstdorf, na Alemanha.
O evento acontece na Alemanha e Áustria tradicionalmente no fim de dezembro e início de janeiro. Depois da etapa inaugural, em Oberstdorf, o torneio segue para a montanha alemã de Garmisch-Partenkirchen. Depois, em janeiro, as montanhas austríacas de Innsbruck e Bischofshofen organizam a terceira e quarta etapas. O encerramento está previsto para o dia 6 de janeiro.
Os resultados nas quatro montanhas são considerados para o ranking da Copa do Mundo, mas as quatro provas somadas consagram um campeão à parte. O Four Hills foi criado em 1952 pelas federações nacionais da Alemanha e Áustria e, desde então, se popularizou no esqui saltos.
Com 16 troféus, Finlândia e Áustria são os países com o maior número de títulos. Se somarmos as conquistas no período em que a Alemanha esteve dividida, o país também chegará à 16 conquistas - um equilíbrio impressionante! O maior vencedor individual foi o finlandês Janne Ahonen, com cinco triunfos nas temporadas 98-99, 02-03, 04-05, 05-06 e 07-08.
Neste ano, além da fortíssima equipe austríaca, que conta com Michael Hayboeck e Stefan Kraft, atual campeão do Four Hills, os favoritos para o título são o esloveno Peter Prevc, líder da Copa do Mundo, o alemão Severin Freund e o norueguês Kenneth Gangnes. Correm por fora nomes consagrados, como o polonês bicampeão olímpico Kamil Stoch e o suíço Simon Amman, que persegue o único título que falta para sua carreira!
Formato de disputa
Por ser m campeonato à parte, o modelo de disputa é diferente. Em competições tradicionais de esqui saltos, os 30 melhores da qualificação avançam para o salto que define o título.No Four Hills, a classificação é por eliminatória. Os 50 atletas inscritos são divididos em 25 chaves. Os campeões de cada mini-grupo e os cinco perdedores com maior número de pontos avançam para a rodada decisiva.
Curiosidades
- A Áustria venceu as últimas sete edições do Four Hills: Wolfgang Loitzl em 2009, Andreas Kofler em 2010, Thomas Morgenstern em 2011, Gregor Schilierenzauer nos anos de 2012 e 2013, Thomas Diethart em 2014 e Stefan Kraft no ano passado. É a maior sequência da história.
- O alemão Sven Hannawald é o único atleta que venceu as quatro etapas do Four Hills em uma mesma temporada. Ele dominou a temporada 2001-2002.
- Dono de títulos olímpicos, mundiais e Copas do Mundo, Simon Ammann, da Suíça, tenta repetir o feito do finlandês Matti Nykänen. O competidor é o único até o momento que venceu os cinco principais torneios de esqui saltos (Jogos Olímpicos, Mundial, Four Hills, Mundial de Voo Livre e Copa do Mundo).
- Apenas em uma ocasião o vencedor do torneio não foi do continente europeu: o japonês Kazuyoshi Funaki foi o campeão da temporada 1997-1998.
- O também japonês Noriaki Kasai, 43 anos, é o principal cotado para quebrar essa marca. Se subir ao pódio, ele já será o medalhista mais velho da disputa, quebrando o recorde anterior (Sepp Bradl, da Áustria, tinha 38 anos quando conquistou a prata em 1956. Vale lembrar que Kasai já é o atleta mais velho que subiu no pódio de esqui saltos nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo!
Postar um comentário