Abertura das obras das arenas olímpicas: nomes definidos (Divulgação) |
Nesta sexta-feira o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018 se reuniram e, entre algumas deliberações sobre a Cerimônia de Abertura e Encerramento, definiram os nomes dos espaços em que acontecerão as disputas daqui pouco menos de três anos.
Como já é tradicional, os esportes serão divididos em duas partes. A Costa, que ficará em Gangneung, e as provas de montanha, em Pyeongchang. São 14 locais que receberão 15 modalidades e suas categorias. Como se sabe, as Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul acontecerão entre os dias 9 e 25 de fevereiro.
O grosso das competições no Parque de Esportes em Alpensia, na montanha. Lá, teremos o Centro de Esqui Saltos, de Biatlo, de Cross-Country e o Centro de Sliding (algo como deslizante e que abrigará provas de bobsled, skeleton e luge).
As provas de esqui alpino serão divididas em dois lugares: o Centro de Yongpyong, para o slalom gigante e slalom, e o Centro de Jeongseon para as provas de velocidade (downhill e Super G). Já as competições de snowboard e esqui livre serão no Parque de Bokwang.
Na costa, teremos o Parque Olímpico de Gangneung para o restante das competições. Na Arena de Gelo serão realizadas os torneios de patinação de pista curta e artística. No Oval, patinação de velocidade. O Curling terá um centro próprio, assim como o hóquei no gelo. Aliás, nesse último esporte, algumas partidas também acontecerão no Centro de Kwandong.
A construção dos espaços olímpicos corre contra o tempo para respeitar o cronograma inicial - que se encerra no fim de 2016 para poder sediar eventos testes. Da mesma forma que o Brasil, a Coreia do Sul encontrou enormes dificuldades para financiar a obra em meio a crise econômica mundial. Mesmo assim, há a expectativa de que tudo esteja pronto no prazo (detalhes nesta matéria da Reuters).
Como sempre, tudo se acerta no fim e não tenho dúvidas de que o país asiático realizará uma boa edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Postar um comentário