Equipe dos EUA comemora o título! (François Laplante/ HHOH-IIHF Images) |
A nova geração do hóquei no gelo dos EUA está em boas mãos. A equipe norte-americana sub-18 conquistou o título mundial da categoria na tarde deste domingo. A competição aconteceu em Lucerna, na Suíça, e contou com dez países participantes.
Na final, os EUA venceram a Finlândia por apertados 2 a 1 com um gol no overtime. Os finlandeses saíram na frente com Julius Nattinen ainda no primeiro período. O empate veio apenas no terceiro período, com Jack Roslovic. Na prorrogação, Colin White fez o gol salvador que garantiu o título para a equipe da América do Norte.
O país, de quebra, ainda conquista o terceiro título mundial de hóquei no gelo da temporada. Os rapazes do time sub-18 fazem companhia para as mulheres das categorias adulta e sub-18. O Canadá conseguiu superar os rivais norte-americanos na final do sub-20 entre os homens.
Na disputa pelo bronze, o Canadá superou a Suíça por 5 a 2 e garantiu um lugar no pódio - frustrando um pouco a torcida local. Os suíços, porém, eliminaram a Rússia, outro favorito ao ouro, por 5 a 0 nas quartas de final.
A conquista coroa uma campanha de superação dos EUA. Logo na primeira partida, contra os russos, os jovens norte-americanos perderam de 3 a 1 e não mostravam a força que se espera de campeões. Entretanto, o que se seguiu foi um desfile de atletas talentosos e com belo futuro pela frente: 10 a 0 contra a Eslováquia, 13 a 1 contra alemães, 6 a 4 nos suecos e um duplo placar de 7 a 2 contra os fortíssimos tchecos e canadenses - estes últimos, já na fase eliminatória.
Certamente alguns destes adolescentes estarão presentes na NHL nos próximos anos. Destaque, sobretudo, para Auston Matthews, MVP do Mundial e cotadíssimo para pick 1 no Draft de 2016.
Ainda pelo Mundial juvenil masculino, nas últimas semanas aconteceram as partidas da Divisão 1 nos dois grupos. Pela chave B, a Áustria conquistou o acesso com cinco vitórias em cinco partidas e 15 pontos conquistados. A Lituânia, por sua vez, venceu apenas um jogo e foi rebaixada para a segunda divisão.
No lado A da Divisão 1, a Dinamarca conseguiu 14 pontos e conquistou o acesso para a elite do Mundial Juvenil de hóquei no gelo, no lugar da Alemanha, última colocada na elite. Por outro lado, a Hungria foi rebaixada para o Grupo B em 2016 após perder todas as rodadas.
Confira os melhores momentos da partida que definiu o ouro para os EUA!
Confira os melhores momentos da partida que definiu o ouro para os EUA!
Adulto masculino
Nos últimos dias o Mundial adulto masculino de hóquei no gelo conheceu os campeões de suas divisões de acesso. Pelo Grupo B da Segunda Divisão, a China conseguiu o título e o acesso ao vencer as cinco partidas e somar 14 pontos. Em contrapartida, a África do Sul venceu apenas um jogo e foi rebaixada para a terceira divisão. No Grupo A, a Romênia também venceu as cinco partidas e subiu para a primeira divisão com 14 pontos, enquanto que a Austrália venceu um jogo e foi rebaixada para o Grupo B.
Pela Divisão 1, Grupo B, a Coreia do Sul surpreendeu os britânicos e conseguiu subir para o Grupo A, equivalente à segunda divisão do Mundial Adulto masculino. No fim, os sul-coreanos conquistaram 12 pontos, contra 11 do Reino Unido. Já a Holanda, mesmo jogando em casa, ficou na última colocação e foi rebaixada para a Divisão 2.
Depois, no Grupo A, os dois primeiros colocados garantiam acesso para a elite do Hóquei no Gelo masculino em 2016. Com cinco vitórias e 100% de aproveitamento, o Cazaquistão ficou com o título e viu a Hungria surpreender os poloneses, donos da casa, para ficar na segunda posição e conquistar a última vaga. Com cinco derrotas, a Ucrânia foi rebaixada para o Grupo B.
Resta apenas a disputa da elite do Mundial adulto de Hóquei no Gelo masculino. O torneio começa no dia 1º de maio, em Praga e Ostrava, na República Tcheca. Dezesseis equipes estão na disputa e a expectativa é ver se os astros da NHL e KHL estarão presentes na competição.
Cazaquistão celebra vitória na divisão de acesso (Divulgação) |
Postar um comentário