André Cintra e o snowboard (Reprodução/Facebook) |
Mal acabou os Jogos de Inverno, o Brasil Zero Grau já entra em atenção para mais um grande evento histórico para o esporte brasileiro. Após realizar um bom trabalho no esporte paralímpico de verão, o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e a CBDN se preparam para escrever mais uma bela história esportiva.
André Cintra e Fernando Aranha serão os primeiros brasileiros a competirem nos Jogos Paralímpicos de Inverno. O evento começará no dia 7 de março e terminará no dia 16.
André competirá no snowboardcross para amputados, numa modalidade que estreará no evento em Sochi. O brasileiro embarca esta semana para a Suíça, na última etapa de aclimatação, e competirá no dia 14. Foi o atleta que motivou a CBDN a ir atrás de desenvolver o esporte. Em 2012 ele apareceu no Campeonato Brasileiro de Snowboard e praticamente forçou a todos buscarem alternativas.
Praticante do ciclismo, triatlo e corridas, Fernando Aranha foi o escolhido para desenvolver o esqui cross-country paralímpico, a modalidade mais desgastante do programa. Ele conseguiu a vaga por convite, inicialmente, mas no Canadá em janeiro deste ano conseguiu cravar o índice para as provas de sprint, middle e distance. A fase final do treino dele acontece nos EUA.
Torço muito para esses dois atletas. São batalhadores, dedicados e apostaram nesse pioneirismo. Como todo início de caminhada eles passarão por perrengues e dificuldades, mas certamente abrirão caminho para mais e mais jovens que podem descobrir nessas modalidades as chances de uma inclusão social. Essa é a função do esporte, no fim das contas: permitir que pessoas possam achar um meio de serem incluídas na sociedade. Os Jogos Paralímpicos terão cobertura especial do Brasil Zero Grau! Aguardem!
Fernando Aranha (Reprodução/Facebook) |
Postar um comentário